Agência Panafricana de Notícias

Camarões dotam-se de sistema de vídeocontrolo

Yaoundé, Camarões (PANA) – O Governo chinês dotou os Camarões das câmaras automáticas que permitem captar imagens até cerca de cinco quilómetros, soube a PANA quinta-feira durante uma cerimónia de retrocessão presidida pelo secretário-geral da Presidência da República, Ferdinand Ngoh Ngoh.

Os aparelhos, dos quais uma parte foi entregue e rececionada quinta-feira para cidades piloto como Doualá, Yaoundé, Garoua-Boulai (fronteiriça com a República Centroafricana), Kousseri e Waza (fronteiriça com o Tchad) e Kye-Ossi (fronteiriça com a Guiné Equatorial) estão instalados sob diversas formas.

Estas câmaras autónomas que funcionam com a energia solar captam as imagens até cerca de cinco quilómetros. Segundo o delegado-geral para a Segurança Nacional, Martin Mbarga Nguélé, esta doação vem no momento oportuno porque os Camarões fazem face à subida da insegurança ligada a alguns fenómenos como a seita islâmica Boko Haram.

O comissário da Polícia, Christian Ngoa, em serviço na Delegação Geral para a Segurança Nacional, informou que este sistema de vídeocontrolo permite captar a imagem à distância e antecipar em caso de ataque.

Preconiza-se equipar todo o país deste dispositivo no futuro a fim de reforçar a segurança nos Camarões.

-0- PANA ENG/IS/FK/IZ 08ago2014