Agência Panafricana de Notícias

Camarões atrasam revisão biométrica de cadernos eleitorais

Yaoundé, Camarões (PANA) – O arranque da revisão biométrica dos cadernos eleitorais nos Camarões inicialmente anunciado para este mês de setembro terá lugar a 3 de outubro próximo, anunciou quinta-feira o diretor-geral do órgão reitor das eleições, Elections Cameroon (ELECAM), Samuel Fonkam Azu’u.

A biometria é há muito tempo reclamada pela sociedade civil e pelos partidos políticos da oposição que insinuam que a sua ausência no processo eleitoral sempre contribuiu para a irregularidade das eleições, nomeadamente com a existência de votos múltiplos.

Esta operação, que vai findar em fevereiro de 2013, deve abranger cerca de oito milhões e 500 mil Camaroneses com idade de votar.

Para levar a cabo esta operação de biometria, a ELECAM convidou a firma alemã "Giesecke & Devrient" para financiar a aquisição do material, nomeadamente de 12 mil kits eleitorais, bem como para a formação dos agentes do registo dos ficheiros eleitorais repartidos pelos 360 concelhos do país no valor total de 7,8 biliões de francos CFA (quase 14,6 milhões de dólares americanos).

-0- PANA EB/AAS/CJB/IZ 27set2012