Agência Panafricana de Notícias

Calma regressa a campo de deslocados em Darfur, segundo MINUAD

Nova Iorque- Estados Unidos (PANA) -- A calma regressou ao campo de deslocados de Darfur, província rebelde do oeste do Sudão, depois dos confrontos da semana passada em torno do processo de paz em curso em Doha, no Qatar, revelou terça-feira a Missão Conjunta das Nações Unidas e União Africana em Darfur (MINUAD).
A Missão declara, num comunicado, que o seu representante adjunto especial, Mohammed Yonis, já visitou o sul de Darfur, onde se situa o campo de Kalma, palco dos distúrbios.
Segundo a MINUAD, Yonis manteve discussões sobre a situação de segurança com o governador do Estado e os líderes do campo.
"O governador Abdul Hammid Musa Kasha pediu a assistência da MINUAD para desarmar os residentes do campo", indica a nota.
A MINUAD sublinha que a tensão subiu no campo de Kalma na sequência da conclusão da última ronda de negociações de paz em Doha, no Qatar.
"O apogeu foi atingido quinta-feira última quando centenas de deslocados internos, entre apoiantes e críticos do processo de Doha, saíram à rua para se manifestarem".
"Muitos manifestantes foram armados de bastões e de machetes, e tiros esporádicos foram ouvidos no campo", relata a MINUAD.
A Missão Conjunta lembra também que um número indeterminado de pessoas foram mortas nestes distúrbios.