Agência Panafricana de Notícias

Cabo-verdianos realizam visita de estudo aos Estados Unidos

Praia, Cabo Verde (PANA) - Um grupo de 10 finalistas do curso de capacitação em liderança em Cabo Verde organizado pelo Instituto Pedro Pires (IPP) deve deslocar-se a 04 de julho aos Estados Unidos da América (EUA), no âmbito de um intercâmbio com instituições norte-americanas com o propósito de impulsionar o seu desenvolvimento pessoal, profissional e do país, soube a PANA, na cidade da Praia, quinta-feira de fonte oficial.

O IPP, que tem como patrono o antigo chefe de Estado cabo-verdiano Pedro Pires (2001-2011), é uma organização criada em agosto de 2013 cujo principal objetivo é formar jovens lideres e contribuir para a consolidação do processo de desenvolvimento de Cabo Verde.

Os 10 melhores classificados da 1ª edição do curso de capacitação para a liderança e inovação na gestão do desenvolvimento vão participar, durante duas semanas, em atividades formativas ligadas à liderança em Massachusetts e em Washington.

A visita de estudo deste primeiro grupo de formandos do IIP, que inclui quadros cabo-verdianos dos setores público e privado e de Organizações não Governamentais, inclui contactos com várias entidades norte-americanas, com destaque para líderes políticos e da comunidade empresarial, assim como representantes de organismos internacionais.

Segundo o coordenador do curso e antigo ministro cabo-verdianos dos Negócios Estrangeiros, Victor Borges, com esta viagem a um dos países mais desenvolvidos do mundo, o IIP pretender despertar e desenvolver nos participantes “a competência de liderança a nível social e de gestão que normalmente os líderes fazem”.

O coordenador garante ainda que mesmo com termo deste primeiro curso, o processo de capacitação e aprendizagem dos contemplados continua, pelo que o IPP tem o desafio de montar um mecanismo de acompanhamento e de avaliação para ter a certeza de que o objetivo pretendido seja observável, controlável e mensurável, em termos de desempenho profissional dos beneficiários.

O IPP pretende também proporcionar, anualmente, aos 10 melhores classificados do curso de capacitação para a liderança e inovação na gestão e desenvolvimento este intercâmbio internacional, de modo expô-los a uma realidade diferente e desafiando-os a reforçar laços e contactos a nível profissional e pessoal com entidades e instituições foram do país.

Criado por iniciativa do ex-Presidente cabo-verdiano, vencedor em 2011 do Prémio Mo Ibrahim, que distingue a liderança e boa governação em África, o IPP propõe-se desenvolver atividades que promovam e implementem de carácter científico, técnico, educativo e sociocultural, em diversos domínios.

Para o efeito, a instituição propõ-se formar e capacitar jovens líderes, que fomentem “uma liderança transformadora e o desenvolvimento da participação cidadã, cooperativa e emancipadora”.

O objetivo fundamental do curso é despertar/desenvolver competências de liderança para a compreensão e condução de processos complexos de interação e de inovação sociais, económicas, culturais e políticas.

Neste âmbito, o IIP conta com a parceira de instituições como a Escola de Negócios e Governação, a Bridgewater State University dos EUA, o Centro de Políticas Estratégicas e a Fundação para o Desenvolvimento e Intercâmbio Internacionais.

-0- PANA CS/TON 26junho2014