Agência Panafricana de Notícias

Cabo-verdianos já podem votar nas eleições municipais de Espanha

Praia- Cabo Verde (PANA) -- Os cidadãos naturais de Cabo Verde que residam legalmente em Espanha passam a poder votar nas eleições municipais neste país da Península Ibérica, no âmbito de um acordo de reciprocidade aprovado, semana passada, pelo Governo espanhol, apurou a PANA segunda-feira na cidade da Praia.
Segundo dados do registo mantido pelas autarquias espanholas, dois mil e 962 Cabo-verdianos oficialmente inscritos no Padrão Municipal, poderão, a partir de agora, participar nas escolhas dos órgãos do poder autárquico em Espanha.
O acordo permite também aos Espanhóis que residam em Cabo Verde votar nas suas eleições municipais no arquipélago.
Além dos cidadãos cabo-verdianos, foram ainda abrangidas por esta medida os cidadãos do Burkina Faso, que se juntam assim aos naturais da Argentina, da Colômbia, do Equador, da Islândia, do Peru e de Trinidade e Tobago, países com os quais Espanha já tinha um acordo no mesmo sentido.
Antes destes acordos, apenas podiam votar nas eleições municipais os cidadãos europeus que residam permanentemente em Espanha.
Segundo uma nota do Governo espanhol, com o alargamento do direito de voto de cidadãos estrangeiros nas eleições autárquicas, Espanha quer contribuir para uma melhor integração e participação dos mesmos nos municípios onde residam.