Agência Panafricana de Notícias

Cabo verde soma 61 casos positivos de Covid-19

Praia, Cabo verde (PANA) – As autoridades sanitárias de Cabo Verde anunciaram, domingo, o registo de mais três casos positivos de novo coronavírus na cidade da Praia, o que eleva a 61 o número de pessoas infetadas pelo flagelo no país, apurou a PANA de fonte segura da Praia,

Na habitual conferência de imprensa para fazer o balanco diário da evolução da pandemia em Cabo Verde, o diretor nacional da Saúde, Artur Correia, precisou que dois destes três casos foram importados da ilha da Boa Vista, onde tinha sido detetado o primeiro caso da doença, a 28 de março último, e também se regista a esmagadora maioria de testes positivos da Covid-19, ou seja 51 casos.

Já o terceiro caso, no concelho da Praia, refere-se a um paciente encaminhado para o Laboratório de Virologia, através dos serviços de urgência do Hospital Agostinho Neto, indicou Correia.

Trata-se assim de um caso de transmissão comunitária, situação em que as autoridades sanitárias não conseguiram identificar o contacto que transmitiu o vírus ao doente.  

Em relação aos casos importados da Boa Vista, Artur Correia indicou que se trata de pessoas saídas daquela ilha há cerca de 13 ou 14 dias e que estavam em quarentena obrigatória, depois do seu regresso a cidade da Praia, sua residência habitual.

No balanco feito a jornalistas feito, o responsável esclareceu também que, das 37 amostras pendentes da cidade da Praia, 21 já foram testadas, das quais os três casos positivos precitados, sendo os outros 18 negativos.

Neste lote de amostras testadas, está incluído um contacto de um caso da capital que se tinha deslocado a Santa Catarina e que também deu negativo.

O diretor nacional de Saúde informou ainda que foram assinalados, domingo, no país, mais três casos suspeitos, sendo dois na Boa Vista e um em Tarrafal de Santiago.

“Em relação à Boa Vista, chegaram à Praia, por volta da meia-noite de ontem (sábado), 15 amostras desta ilha em processamento. Portanto, os exames não foram ainda concluídos”, acrescentou.

Cabo Verde passa a registar, de acordo com as fontes oficiais, 61 casos de infeção pela Covid-19, sendo 51 na ilha da Boa Vista, nove na cidade da Praia e um em São Vicente.

Sexta-feira última, o pais viu o Presidente da Republica prorrogar o estado de emergência, por forma a evitar que a doença se propague com consequência altamente penalizante para os Cabo-verdianos.

Enquanto vigorar o estado de emergência, fica “suspenso ou limitado” o exercício de vários direitos, das liberdades e das garantias, estando tambem prevista a possibilidade de “proibição de viagens nacionais e internacionais, por qualquer meio, quer terrestre, aéreo ou marítimo”, assim como medidas de “confinamento compulsivo no domicílio, em estabelecimento de saúde ou em lugar previamente definido pelas autoridades de saúde para o efeito” ou o estabelecimento de “cercas sanitárias em determinados locais ou ilhas.”

Também passa a ser possível, entre outras medidas, a “interdição de circulação e da permanência na via pública que não seja justificada, na medida do estritamente necessário e de forma proporcional”, decretou o chefe do Estado.

-0- PANA CS/DD 20abril2020