Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde vacina 10% da população contra covid-19

Praia, Cabo Verde (PANA) – O Governo de Cabo Verde revelou, quarta-feira, que 33 mil pessoas já foram vacinadas no país, representando cerca de 10 por cento da população elegível do arquipélago para a vacinação contra a covid-19.

De acordo com dados apresentados pela coordenadora do Programa Nacional de Vacinação contra a Covid-19, Ivanilda Santos, 45 por cento da população com mais de 60 anos de idade já recebeu a primeira dose do imunizante, enquanto 2.700 pessoas vacinadas com a Pfizer já receberam a segunda dose.

O Governo anunciou que vai acelerar o processo vacinal contra a covid-19 em Cabo Verde,  perspetivando vacinar, até ao início de agosto próximo, toda a população elegível das ilhas turísticas do Sal, da Boa Vista e do Maio.

A estimativa foi apresentada pelo ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, em declarações à imprensa após uma visita a um dos centros de vacinação, na cidade da Praia, onde disse ter constatado que o processo de vacinação está a decorrer normalmente.

Conforme os dados apresentados pelo governante, neste momento, estão a ser vacinados os cidadãos com mais de 45 anos e pessoas com problemas de saúde com idade até aos 18 anos de idade.

Segundo Arlindo do Rosário, o alargamento da vacinação para a faixa etária mais baixa está a depender da adesão das pessoas à vacinação.

Com vista a acelerar o processo de vacinação, o Ministério da Saúde está a avançar com a vacinação por instituições e grupos profissionais, descentralizando os pontos em função dos grupos alvos definidos.

Arlindo do Rosário garante que o país dispõe de uma quantidade considerável das vacinas, ou seja, cerca de 150.000 doses em estoque, devendo receber, na próxima sexta-feira, mais de 50.000 doses da Sinopharm (Grupo Farmacêutico Estatal chinês), perfazendo cerca de 200.000 doses de vacinas para serem aplicadas até agosto.

“É um trabalho que exige boa organização, e que haja recursos técnicos e humanos para ser feito. O plano já está bem elaborado e acredito, portanto, que, até agosto, teremos uma percentagem muito significativa da população cabo-verdiana vacinada”, disse.

Reiterou que é “perfeitamente realizável” a meta de vacinar 70 por cento da população cabo-verdiana, com mais de 18 anos de idade, até ao final desde ano.

-0- PANA CS/DD 10junho2021