Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde ultrapassa 14 mil casos positivos de covid-19

Praia, Cabo Verde (PANA) - Autoridades sanitárias cabo-verdianas anunciaram, domingo, ter diagnosticado, nas últimas 24 horas,  89 novos casos de coronavírus (covid-19), elevando a 14 mil 70 o total destes casos acumulados, desde 19 de março de 2020, quando foi diagnosticado o primeiro doente com a covid-19 no arquipélago, apurou a  PANA de fonte oficial.

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, o pais registou também, no mesmo dia, uma nova morte, na cidade da Praia, por complicações associadas à covid-19, com um total de 134.

Num comunicado, o Ministério referiu que os laboratórios de virologia do arquipélago processaram 586 amostras, desde sábado último, sendo que São Vicente continua a ser a ilha mais crítica do país, ao somar mais 40 novos casos domingo, sendo atualmente um dos principais focos da doença no arquipélago, com 285 casos ativos.

No concelho da Praia, onde se situa a capital do país e que voltou a ser o epicentro da covid-19 no país, foram confirmados mais 25 novos casos (em 195 amostras), contando agora com 330 casos ativos.

Ainda na ilha de Santiago, foram confirmados casos positivos nos concelhos de Santa Catarina (cinco), Tarrafal (três), Ribeira Grande (um), São Salvador do Mundo (um), São Miguel (um) e Santa Cruz (um).

Segundo ainda a fonte, na ilha de São Vicente foram confirmados 40 novos infetados (em 194 amostras), sendo atualmente um dos principais focos da doença no arquipélago, com 285 casos ativos.

Foram ainda registados casos de covid-19 nas ilhas de São Nicolau (cinco), Fogo (três), Sal (três) e Boa Vista (um).

Nas últimas 24 horas, foram dados como curados da doença 41 pacientes, com um acumulado 13 mil 144.  

O arquipélago regista 787 casos ativos da doença, enquanto dois infetados, ambos estrangeiros, foram transferidos para seus países de origem.

-0- PANA CS/DD 02fev2021