Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde sob novas restrições para entrada nos Estados Unidos

Praia, Cabo Verde (PANA) - Cabo Verde figura na lista de 23 países cujos cidadãos terão que pagar uma garantia de entre cinco mil e 15 mil dólares norte-americanos para obter um visto temporário de entrada nos Estados Unidos, como turistas ou em negócios, apurou a PANA  quarta-feira de fonte bem informada.

De acordo com a cadeia televisiva CBS News, a Administração Trump, em fase final de mandato, quer enviar, com estes requisitos revelados terça-feira pelo Departamento de Estado, "uma mensagem" a certas nações para encorajar os seus cidadãos a respeitarem as condições dos vistos americanos.

A medida entra em vigor a 24 de dezembro e prolonga-se, até junho do próximo ano, abrangendo diversos países, na sua maioria africanos, cujos cidadãos têm grandes níveis de violação de prazos de estada ao abrigo dos seus vistos de turismo e de negócios.

A Administração Trump disse que a medida de seis meses servirá para testar a capacidade de se recolher a garantia e funcionará de dissuasão diplomática àqueles que pretendem violar os prazos de estada no país.

Assim, ao abrigo do programa piloto de seis meses, os funcionários consulares norte-americanos poderão começar a exigir aos requerentes de vistos B-1 e B-2, provenientes dos países selecionados, o pagamento de uma caução de cinco mil, dez mil ou 15 mil dólares, de acordo com a regra final temporária emitida pelo Departamento de Estado.

O programa piloto contempla 23 países sujeitos às novas regras, 15 dos quais africanos (Cabo Verde, Angola, Burkina Faso, Burundi, Tchad, República Democrática do Congo, Djibuti, Eritreia, Gâmbia, Guiné-Bissau, Libéria, Líbia, Mauritânia, São Tomé e Príncipe e Sudão).

Também os solicitadores de visto do Afeganistão, de Butão, da Birmânia, do Irão, de Laos, da Papua Nova Guiné, da Síria e do Iémen poderão ser obrigados a pagar as obrigações.

Entretanto, recorda a CBS, não está claro se a nova administração de Joe Biden, que será empossado a 20 de janeiro, irá alterar ou suspender as regras das obrigações de visto.

Biden prometeu derrubar muitas das políticas de imigração do Presidente Trump, que coletivamente têm vias restritas para as pessoas no estrangeiro irem para os Estados Unidos, tanto de forma permanente como temporária.

-0- PANA CS/IZ 25nov2020