Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde sob ameaça de nova depressão tropical

Praia, Cabo Verde (PANA) – Uma depressão tropical próxima do arquipélago cabo-verdiano podia formar-se sexta-feira e provocar novas chuvas fortes no país, alertaram as autoridades de proteção civil da cidade da Praia.

Em conferência de imprensa, o comandante dos Bombeiros Municipais da Praia, Celestino Afonso, apelou ao estado de alerta da população, em termos de prevenção, de modo a evitar efeitos de fortes chuvas.

Sábado último, registaram-se destruições, cheias, enxurradas e a morte de um bebé de seis meses na capital cabo-verdiana, informou.

Celestino Afonso alertou que há “indícios de formação nas próximas horas” de uma nova depressão tropical junto ao arquipélago, com possibilidade de repetição de novas chuvas fortes, de acordo com informação dos centros internacionais.

“Não tentem ficar em casa ao serem atingidas pelas cheias, para salvarem os bens. A vida está acima de qualquer bem material”, avisou, pedindo ainda à população para assegurar a limpeza das vias e de canais de escoamento de águas.

Um dos maiores problemas, segundo as autoridades, é a construção informal, em leito de cheia.

Consequentemente, os bombeiros, com a aproximação da nova tempestade, recomendam às populações para abandonarem imediatamente as suas casas quando verificarem que não há controlo ou quando forem atingidas pelas cheias.

Segundo o comandante dos bombeiros, a fixação da população em leito de cheia “eleva os riscos”, face à ocorrência de enxurradas, cheias, deslizamento de terras ou queda de blocos e de muros, como aconteceu na madrugada do passado sábado, na Praia.

O apelo feito Celestino Afonso vai ainda no sentido de garantir desde já o pedido das populações em zonas de risco para se realojarem “em sítios mais seguros até que se arranjem melhores soluções.”

O responsável recordou que decorrem trabalhos de limpeza de vias públicas e de recuperação dos estragos provocados pelas últimas chuvas, que surgiram depois de praticamente três anos de seca em todo o arquipélago.

-0- PANA CS/DD 19set2020