Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde sem novos casos positivos de Covid-19

 

Praia, Cabo Verde (PANA) – Cabo Verde continua, pelo o quinto dia consecutivo, sem o registo de novos casos positivos de Covid-19 (coronavírus), revelou na tarde da quinta-feira, na cidade da Praia, o diretor nacional da Saúde, Artur Correia.

Na habitual conferencia de imprensa para fazer o balanço diário da evolução da pandemia no país, Artur Correia revelou que o resultado do teste do caso suspeito na ilha do Sal foi negativo.

No entanto, ele anunciou que há mais dois novos suspeitos, um na cidade da Praia e o outro na ilha de Boa Vista.

Quanto ao caso suspeito na ilha de São Vicente, o responsável sanitário indicou que a resposta à análise deve sair por volta das 19 horas e que os seis casos da Boa Vista ainda não chegaram à cidade da Praia, devido ao atraso no transporte das amostras, devido à interrupção das ligações aéreas e marítimas entre as ilhas, impostas pela declaração do Estado de Emergência, a vigorar no país, desde 29 de março último e até a 17 de abril corrente.

A este proposito, Artur Correia indicou que a Direção Nacional da Saude (DNS) vai “reorganizar” a logística de transporte das amostras para a cidade capital, onde são submetidos a testes laboratoriais. 

“Estamos a reorganizar para colmatarmos este atraso”, precisou, indicando que a DNS pretende também passar, já a partir deste fim-de-semana, a realizar testes nas ilhas de Boa Vista e de São Vicente.

Ao se referir às pessoas cujos testes indicaram que estavam infetados pelo Covid-19 e que atualmente estão em isolamento, Artur Correia garantiu que o técnico de manutenção do hotel Riu Karamboa, na Boa Vista, “está bem de saúde”, afirmando a mesma coisa para o casal do bairro da Achada São Filipe, na cidade da Praia.

“As boas notícias não nos levam a baixar a guarda”, advertiu o diretor nacional da Saúde, renovando o apelo ao necessário distanciamento social, sobretudo com o aproximar da Páscoa, ocasião em que, habitualmente, se verifica grande aglomerações de pessoas.

“Vamos cumprir, todos, como temos vindo a cumprir”, assegurou.

Quanto aos quatro casos de Portugal, supostamente importados de Cabo Verde, ele confirmou que ainda não há nenhuma resposta oficial das autoridades daquele país.

“Não temos informação detalhada”, respondeu Artur Correia.

Sobre o uso de máscaras, ele reafirmou que Cabo Verde mantém a posição já transmitida anteriormente, ou seja, a de não recomendar o seu uso.

No entanto, ele admitiu que as autoridades sanitárias cabo-verdianas estão atentas, devendo, em tempo certo, definir recomendações sobre este assunto.

Até ao momento, Cabo Verde registou seis casos positivo de Covid-19, dos quais resultou um óbito.

Entretanto, pelo quinto dia consecutivo, não surge um caso positivo de coronavírus, mas há ainda alguns exames em curso para casos suspeitos, concluiu.

-0- PANA CS/DD 02abril2020