Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde sem novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas

Praia, Cabo Verde (PANA) – As autoridades sanitárias cabo-verdianas revelaram esta quarta-feira que, nas últimas 24 horas, não se registou nenhum caso de infeção pela covid-19, em Cabo Verde, mantendo o país os 113 doentes até agora contaminados.

Esta é a primeira vez, em muitos dias, que não é reportada a ocorrência de exames com resultados positivos da pandemia, nomeadamente no concelho da Praia ,que vinha registado diariamente novos casos de covid-19.

Na habitual conferência de imprensa de balanço da evolução do novo coronavírus, no país, o diretor dos Serviços de Prevenção e Controlo de Doenças, Jorge Barreto, explicou que a atual fase ainda é de contenção, para “evitar que a doença se espalhe de forma brusca pela população”.

Contudo, ele revelou que sete novos casos suspeitos foram identificados esta quarta-feira, sendo três na Cidade da Praia, três em São Vicente e um em Santa Catarina de Santiago.

Há também 225 amostras pendentes, 100 da Boa Vista, 97 da Praia, 27 de São Lourenço dos Órgãos e um de Santa Catarina.

O responsável sanitário revelou também que, na ilha da Boa Vista, onde foi registado o  primeiro caso de covid-19 e também o único óbito até agora provocado pela pandemia, já se registam testes de controlo negativos dos primeiros infetados.

Estes últimos aguardam uma segunda análise para que, no caso negativo, lhes seja dada alta hospitalar.

Esta mesma quarta-feira, o diretor nacional da Polícia Nacional (PN) revelou, em declarações à Rádio Nacional, que pelo menos cinco agentes da corporação estão infetados pela covid-19.

Segundo o superintendente-geral Emanuel Estaline Moreno, mais de 20 agentes da PN estão também em quarentena, aguardando os resultados dos testes de despiste na sequência de supostos contactos com infetados confirmados.

Cabo Verde continua com 113 casos confirmados de coronavírus, 59 na ilha de Santiago, 53 na Boa Vista e um em São Vicente. Em Santiago, 53 dos casos estão concentrados na Cidade da Praia, atualmente com 16 bairros afectados.

-0- PANA CS/IZ 29abril2020