Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde saúda votação para fim de embargo a Cuba na Assembleia Geral da ONU

Praia, Cabo Verde (PANA) – O primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, considerou, quarta-feira na cidade da Praia, como um “sinal positivo” a votação na Assembleia Geral das Nações Unidas, por 188 países, para o fim do embargo imposto pelos Estados Unidos a Cuba há mais de 50 anos.

José Maria Neves explicou aos jornalistas que Cabo Verde apoia a ideia do levantamento do embargo por considerar que devem ser criadas “as condições para melhorar o diálogo entre as diferentes nações”.

Considera também ser preciso “reforçar o multilateralismo” e trabalhar no sentido da negociação e resolução pacíficas dos conflitos, criando assim condições para que todos os povos possam viver “em paz e dignidade”.

José Maria Neves recordou que já houve várias votações anteriores favoráveis a estarecomendação, esperando, no entanto que, desta vez, os Estados Unidos evoluam no sentido de levantar o embargo e procurar condições negociadas para os seus diferendos com Cuba.

Esta última votação favorável ao levantamento do embargo a Cabo teve lugar terça-feira última por 188 países, dos quais Cabo Verde, ou seja o mesmo número registado em 2012.

Apenas os Estados Unidos e Israel votaram contra o fim do bloqueio, três países abstiveram-se e dois não votaram.

A Assembleia Geral da ONU votou pela 22ª vez a favor do fim do bloqueio económico, financeiro e comercial que os Estados Unidos decretaram contra Cuba durante a Guerra Fria e que perdura há mais de 50 anos.

-0- PANA CS/TON 30out2014