Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde rubrica dois acordos no domínio da defesa com EUA

Praia, Cabo Verde (PANA) - Os Governos de Cabo Verde e dos Estados Unidos da América (EUA) assinam, segunda-feira, 24 de março, na cidade da Praia, dois acordos de cooperação que visam, respetivamente, o combate às atividades marítimas transnacionais ilícitas e o apoio logístico recíproco.

Uma fonte do Ministério da Defesa Nacional revelou que o primeiro acordo se enquadra no domínio da cooperação entre as partes com o propósito de reforçar as suas capacidades de combate e resposta às atividades marítimas transnacionais ilícitas, incluindo nomeadamente o tráfico de estupefacientes e de substâncias psicotrópicas.

O segundo acordo de aquisição e apoio mútuo entre o Departamento da Defesa dos Estados Unidos da América e o Ministério da Defesa de Cabo Verde pretende “facilitar o apoio logístico recíproco entre as partes, a ser utilizado principalmente durante exercícios conjuntos, treinos, destacamentos, escalas em portos, operações ou outros esforços de cooperação, circunstâncias ou exigências imprevistas nas quais uma das partes possa ter necessidade de apoio logístico, de abastecimentos e de serviços”, segundo a mesma fonte.

Esta convenção segue-se a um anterior referente à aquisição e apoio mútuo entre as duas partes, assinado em Junho de 2003.

O Ministério da Defesa considera que a cooperação internacional no domínio do combate às atividades ilegais no mar “aparenta ser um elo importante” na estratégia de Defesa e Segurança em prol de estabilidade e desenvolvimento de Cabo Verde “enquanto nação de profundas raízes marítimas”.

Neste contexto, o reforço das relações de cooperação no combate a todo tipo de ilicitude marítima, desde o tráfico marítimo de drogas, a pesca ilegal, ou outras formas de crime organizado transnacional, “exige dos países do Atlântico um esforço conjunto para darem respostas a esses desafios”, realça a fonte.

-0- PANA CS/DD 24mar2014