Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde retoma ligações marítimas entre ilhas sem covid-19

Praia, Cabo Verde (PANA) - Cabo Verde retoma segunda-feira, 11, os transportes marítimos de passageiros entre as sete ilhas do arquipélago, onde não há registos de casos de covid-19, anunciou esta sexta-feira o primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva.

Numa mensagem ao país, Ulisses Correia e Silva admitiu que a decisão sobre a retomada das ligações marítimas para as duas ilhas afetadas pela covid-19 (Santiago e Boa Vista) “será tomada após o término do Estado de Emergência.

Em relação às sete ilhas sem covid-19, já excluídas do Estado de Emergência, o chefe do Governo cabo-verdiano advertiu que essas ligações “ficam sujeitas ao cumprimento de normas de proteção sanitária” por parte da tripulação, prestadores de serviços portuários e passageiros.

Com a retomada das ligações marítimas interilhas para o transporte de passageiros, nas condições que protejam as pessoas e a atividade económica, procedeu-se "forma progressiva à entrada numa nova normalidade, que passa a ser muito mais exigente em termos de segurança sanitária, para o bem da saúde das pessoas e para o bem da economia do país”, enfatizou o primeiro-ministro.

Ulisses Correia e Silva “assegurou que se trata de “novas regras que vão perdurar no tempo e que vão permitir conviver com o vírus, em condições de risco cada vez mais reduzidas”.

As ligações interilhas de passageiros (marítimas e aéreas) foram suspensas, como forma de conter a transmissão da pandemia da covid-19, desde a declaração do o primeiro período do Estado de Emergência, em Cabo Verde, que entrou em vigor em 29 de março.

Já sobre as ligações aéreas interilhas, também suspensas desde essa data, bem como os voos internacionais, cancelados desde 19 de março, para travar a pandemia, o primeiro-ministro não se comprometeu com datas para a sua reabertura.

Segundo ele, “o Governo terá uma posição sobre a reabertura das atividades e sobre as condições e as novas regras de proteção sanitária, após as diretivas da ICAO [Organização Internacional da Aviação Civil] e da IATA [Associação Internacional de Transporte Aéreo], previstas para este maio”.

Atualmente, está em vigor, em Cabo Verde u, terceiro período de Estado de Emergência, até às 24:00 horas do dia 14 de maio, mas apenas nas ilhas de Santiago e Boa Vista, as únicas com casos de covid-19 ativos em todo o arquipélago.

-0- PANA CS/IZ 08maio2020