Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde registou pico de 291 casos da covid-19

Praia, Cabo Verde (PANA) – Cabo Verde teve um pico de 291 casos da covid-19, na última semana, anunciou segunda-feira o diretor nacional de Saúde de Cabo Verde, Artur Correia.

Na habitual conferência de imprensa sobre o ponto de situação epidemiológica do novo coronavírus, no arquipelago, Artur Correia revelou que, nas últimas quatro semanas, a nível nacional, a média de novos casos foi de 202, com o mínimo de 268 e máximo de 391 casos.

Em relação à Cidade da Praia, que é desde há muito o epicentro da pandemia, em Cabo Verde, disse que, nas últimas quatro semanas, houve uma média de 205 casos, com o mínimo de 145, “registados na última semana”, e a máxima de 288, na semana anterior.

Na ilha do Sal, segundo ponto com mais casos positivos, Artur Correia disse que tem havido uma “curva descendente”, com uma média de 30 casos por semana, sendo o mínimo de 22 e o máximo de 30 casos.

Em relação ao concelho de Santa Cruz, outro ponto importante de contaminação pelo novo coronavírus, o diretor Nacional de Saúde garantiu que a situação está “mais controlada”, depois   de um pico com 62 casos para uma média de 10 infeções por semana.

O responsável sanitário avançou, por outro lado, que, nas últimas semanas, o Número de Reprodução (RT) se tem “comportado muito bem”, estando “próximo  de um ou abaixo de um”.

Por seu turno, adiantou, o diferencial para Cabo Verde é de 1,07, sendo para Praia (1,17), Santa Cruz (0,45), Santa Catarina (1,28), Ribeira Grande de Santiago (0,44) e Sal (0,95).

“Apesar disso, todo o cuidado é pouco e precisamos de uma maior atenção por parte de todos principalmente das pessoas identificadas com infeção  e dos contactos dos casos positivos”, advertiu.

Os jovens com idades compreendidas entre 20 e 30 anos representam cerca de 30 por cento dos 3.532 casos acumulados da covid-19, em Cabo Verde.

Essa percentagem representa um pouco mais de mil casos, segundo avançou o diretor Nacional de Saúde.

O Ministério da Saúde comunicou segunda-feira mais 13 casos positivos de covid-19 e 49 recuperados da doença transmitida pelo novo coronavírus.

Com estas novas infeções, Cabo Verde passou a contabilizar 3.532 casos positivos acumulados, 894 casos ativos, 2.599 recuperados, 37 óbitos e dois doentes estrangeiros transferidos para os respetivos países de origem.

Segundo Artur Correia, em todo o país há 732 pessoas em isolamento institucional, 162 em isolamento domiciliar e 18 nos hospitais.

Dos que estão em isolamento hospitalar, oito estão no Hospital Agostinho Neto, na cidade da Praia, e  todos estáveis.

Seis pessoas estão no Hospital Regional de Santiago Norte, das quais duas a receber oxigénio, enquanto o Hospital Regional do Fogo tem quatro internados, sendo que um deles inspira maiores cuidados.

-0- PANA CS/IZ 25ago2020