Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde regista taxa de inflação de 0,5 por cento em Janeiro

Praia- Cabo Verde (PANA) -- A taxa de inflação em Cabo Verde, calculada com base na variação média do Índice de Preço ao Consumidor (IPC) dos últimos 12 meses, situou-se em 0,5 por cento em Janeiro último, diminuindo 0,5 pontos percentuais face ao resultado observado no mês anterior, soube a PANA sábado na Praia de fonte do Instituto Nacional de Estatísticas (INE).
De acordo com o INE, a taxa da variação homóloga registada pelo IPC do mês de Janeiro foi de 0,1 por cento, o que representa um aumento 0,5 pontos percentuais face ao valor registado em Dezembro de 2009.
Por sua vez, a variação mensal do IPC observada entre Dezembro de 2009 e Janeiro de 2010 foi de 0,3 por cento, superior em 0,2 por cento à registada no mês anterior.
No primeiro mês do ano, as variações positivas mais expressivas dos preços verificaram-se nas classes dos bens e serviços diversos (+6,9%), acessórios, equipamentos domésticos e manutenção da habitação (+5,7%), vestuário e calçado, bebidas alcoólicas e tabaco (+2,0%).
As comunicações (-11,2%), transportes (-9,1%) e lazer, recreação e cultura (- 5,4%) foram, pelo contrário, as classes onde se registaram valores negativos mais significativos de preços.
As classes dos produtos alimentares e bebidas não alcoólicas (+0,7%) e dos Bens e serviços diversos (+0,3%) registaram as variações mensais positivas mais expressivas.
Por outro lado, as classes dos transportes (-0,8%), vestuário e calçado (- 0,5%), bebidas alcoólicas e tabaco, acessórios, equipamentos domésticos e manutenção da habitação (-0,1%), registaram valores negativos nas taxas de variação mensal.
A nível dos subgrupos, as variações mensais mais significativas de preços foram notadas em produtos como açúcar, doces de fruta e produtos de confeitaria, peixe, transporte marítimo de passageiros, e artigos de joalharia, bijutaria e relojoaria e sua reparação.
As principais descidas ocorreram nos transportes aéreos de passageiros, produtos hortícolas, incluindo batata e outros tubérculos, óleos e gorduras, e pequenos aparelhos domésticos eléctricos.
A nível regional, registou-se uma variação mensal positiva do IPC nos três pontos de referência para o cálculos do IPC em Cabo Verde: Santo Antão (+ 0,7%), São Vicente (+0,3%) e Santiago (+0,2%).
No que se refere à variação homóloga, o índice de Santiago apresentou uma variação superior à média nacional em 0,1 pontos percentuais, embora de Dezembro a esta parte o diferencial observado face àquela média tenha aumentado.
As ilhas de Santo Antão e São Vicente registaram taxas de variação homólogas negativas (-0,1% e -0,5%, respectivamente), valor inferior (0,2 % e -0,6 %, respectivamente) à do IPC nacional.