Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde regista sexto óbito por covid-19

Praia, Cabo Verde (PANA) – Cabo Verde anunciou quinta-feira que um indivíduo do sexo masculino, falecido a 07 de junho corrente, na ilha do Sal, foi vítima do novo coronavírus, elevando para seis o número de óbitos causados pela covid-19, no país.

Em conferência de imprensa para o balanço diário da evolução da pandemia, em Cabo Verde, o diretor do Serviço de Prevenção e Controlo de Doenças, Jorge Barreto, esclareceu que a vítima, de 50 anos, padecia de outras comorbilidades.

"Deu entrada no Banco de Urgência do Hospital Ramiro Ferreira, no sábado, dia 6, já com um quadro cardiorrespiratório grave e que evoluiu rapidamente, em menos de 24 horas”, disse.

Ele acrescentou que, na altura, todas as medidas foram tomadas “como se fosse um caso de covid-19”, embora se tenha suspeitado também de pneumonia. No entanto, afirmou, só esta quinta-feira os resultados vieram a confirmar o óbito por covid-19.

Segundo Jorge Barreto, embora ainda não se tivesse o resultado do teste PCR, os familiares do falecido foram informados de que poderia tratar-se de um caso de coronavírus, dados os sintomas apresentados.

Aliás, prosseguiu, a vítima teve de ser enterrada imediatamente e os familiares não puderam fazer o velório tradicional.

Sobre a origem do vírus, na ilha do Sal, que até há poucos dias não tinha registado nenhum caso da covid-19, Jorge Barreto explicou que ainda não se conseguiu chegar ao paciente zero que poderá ter despoletado todos os casos.

“Ainda não sabemos se conseguiremos identificar a forma como o vírus foi introduzido na ilha e, a acontecer, vai demorar ainda algum tempo”, indicou.

Neste sentido, o diretor do Serviço de Prevenção e Controlo de Doenças chamou a atenção das pessoas para que ilhas ainda sem casos tomem como exemplo a ilha do Sal e estejam cientes de que "sempre haverá risco de contaminação, para além de não se poder ter a garantia de que o vírus já não esteja a circular nessas quatro ilhas.

A notícia de mais um óbito causado pelo novo coronavírus surge no mesmo dia em que o Ministério da Saúde deu conta dos três primeiros casos confirmados, no município da Ribeira Grande, na ilha de Santo Antão, precisamente, em pessoas que tinham estado, na ilha do Sal

Ao todo, Cabo Verde registou, nas últimas 24 horas, mais 41 novos casos de covid-19, elevando o total acumulado para 657, dos quais resultaram em 6 óbitos, tendo também outros 294 infetados recuperado da doença.

-0- PANA CS/IZ 11junho2020