Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde regista seis novos casos de covid-19

Praia, Cabo Verde (PANA) - Cabo Verde confirmou segunda-feira seis novos casos de covid-19, sendo cinco na ilha de Santiago e um na Boa Vista, aumentando para 67 o total de infeções, no arquipelago.

Num comunicado, o Ministério da Saúde e da Segurança Social (MSSS) indica que dos cinco casos contabilizados, na ilha de Santiago, quatro são da Praia, resultantes da investigação de pessoas que estiveram em contacto com outros infetados do concelho. 

O quinto é um caso suspeito do município de Tarrafal, o que confirma que a propagação do vírus causador da covid-19 já chegou à região norte da maior e mais populosa ilha do arquipélago.

O Governo manifestou preocupação face à “evolução da pandemia nos últimos dias, na ilha de Santiago”, que passou de três para 14 casos positivos, afirmando que esta situação exige “continuidade do reforço das medidas de distanciamento social e higiénicas”.

A nota do Ministério da Saúde detalha ainda que  o novo caso da ilha da Boa Vista faz parte dos quatro que estavam pendentes a aguardar os resultados das análises mandadas realizar, no laboratório de virologia, na cidade da Praia. 

Os testes das restantes três amostras tiveram resultado negativo.

Com estes seis novos casos contabilizados esta segunda-feira, sobe para 67 o número de doentes por covid-19, em Cabo Verde, sendo 52 na Boa Vista, 14 na Praia e um em São Vicente.

Dos casos confirmados, registou-se uma morte, na pessoa de um cidadão inglês de 62 anos, que se encontrava de férias na ilha da Boa Vista, epicentro da epidemia em Cabo Verde. 

Outros dois doentes de covid -19, um na Praia e outro na Boa Vista, estão recuperados da doença, segundo o Ministério da Saúde.

Na passada sexta-feira, o pedido de prorrogação do Estado de Emergência no arquipélago feito pelo chefe do Estado foi aprovado por unanimidade pelo Parlamento e passou a vigorar, desde as 00:00 horas de sábado,18, até às 24:00 horas do dia 02 de maio, nas ilhas da Boa Vista, Santiago e São Vicente, onde até agora foram registados casos positivos de covid-19. 

Para as restantes ilhas do arquipélago, a prorrogação do Estado de Emergência vai vigorar até às 24:00 de 26 deste mês de abril.

-0- PANA CS/IZ 21abril2020