Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde regista oitavo óbito provocado pela covid-19

Praia, Cabo Verde (PANA) - Uma mulher de  31 anos faleceu, sexta-feira, de coronavírus (covid-19) no Hospital Agostinho Neto, na cidade da Praia, o que eleva para oito o número de óbitos relacionados com a doença em Cabo Verde, desde o registo do primeiro casos positivo, a 19 de março ultimo, apurou a PANA de fonte segura.

Trata-se da vítima mortal mais jovem da pandemia, depois de, a 15 de junho corrente, ter falecido um homem de 41 anos de idade, natural de São Domingos, que padecia de outras morbilidades e fazia tratamento de hemodiálise.

Em conferência de imprensa sobre a situação da doença no país, o diretor do Serviço de Prevenção e Controlo de Doenças, Jorge Noel Barreto, indicou que a mulher, contacto de um caso já confirmado, foi internada quarta-feira última, na Maternidade do Hospital Agostinho Neto.

A paciente espelhava um quadro clínico similar a uma complicação de gravidez, mas que veio a confirmar-se como sendo uma infeção pelo novo coronavírus, segundo o responsável.

Com "um estado crítico”, a mulher foi submetida a uma cesariana, e o bebé encontra-se bem de saúde, segundo o diretor do Serviço de Prevenção e Controlo de Doenças.

O registo de mais um óbito em Cabo Verde acontece no dia em que o país passou a contabilizar um total de 848 casos, com a divulgação pelo Ministério da Saúde de mais 25 casos, todos na ilha de Santiago, sendo 24 na cidade da Praia e um em Santa Catarina.

Para além deste acumulado (848), dos quais as oito mortes, dois doentes estrangeiros  transferidos para os seus países de origem, outros 388 infetadoss foram dados como recuperados, pelo que, disse, neste mo memento, Cabo Verde tem 451 casos ativos de covid-19 em isolamento hospitalar.

-0- PANA CS/DD 20junho2020