Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde regista mais um óbito ligado à covid-19

Praia, Cabo Verde (PANA) - Cabo Verde contabilizou, sexta-feira, mais uma morte devida à covid-19, elevando a 62 o total destes casos no país, apurou a PANA de fonte oficial na cidade da Praia.

No mesmo dia, também foram assinalados mais 79 novos casos positivos de coronavírus, perfazendo um somatório de seis mil 205 infeções, desde 19 de março último, de acordo com a mesma fonte.

Segundo dados oficiais avançados na habitual conferência de imprensa sobre o ponto de situação da doença no país pelo diretor do Serviço de Prevenção e Controlo de Doenças, Jorge Noel Barreto, o mais recente óbito aconteceu na cidade da Praia, ilha de Santiago, e trata-se de uma pessoa de 67 anos de idade que tinha outros problemas de saúde associados.

O porta-voz do Ministério da Saúde adiantou que, nas últimas 24 horas,  os laboratórios de virologia do país analisaram 555 amostras, sendo grande parte dos testes positivos, notados na cidade capital cabo-verdiana, Praia, (33), o epicentro da pandemia no  arquipélago.

Ainda na ilha de Santiago, foram contabilizados casos nos municípios de Ribeira Grande (dois), Santa Catarina (14), São Salvador do Mundo (dois), Tarrafal (três), Santa Cruz (dois), São Lourenço dos Órgãos (três) e São Domingos (11).

Os restantes casos foram diagnosticados nas ilhas de São Vicente (três), Sal (um), Maio (dois) e Fogo (três).

Com os recentes dados sobre os casos acumulados, desde o inicio da pandemia a 19 de março ultimo, 742 ainda continuam ativos, representando 12 por cento das pessoas infetadas.

Nas estatísticas dos casos da covid-19 em Cabo Verde, figuram também dois doentes estrangeiros já transferidos para seus países.

Segundo o diretor do Serviço de Prevenção e Controlo de Doenças, nas últimas 24 horas, as autoridades de saúde deram alta a 61 pessoas, passando a ter um acumulado de cinco mil 399 doentes recuperados, correspondentes a 87 por cento do total de casos registados até ao momento.

Jorge Barreto avançou também que, neste momento, os hospitais do país têm 27 pessoas internadas devido ao novo coronavírus, das quais nove precisam de cuidados diferenciados por estarem em "situação mais delicada."

-0- PANA CS/DD 03out2020