Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde regista mais 8 casos positivos de covid-19

Praia, Cabo Verde (PANA) - Cabo Verde confirmou terça-feira mais oito casos positivos de covid-19, no concelho da Praia, elevando o acumulado do país para 336 casos da doença, desde que foi detetada a primeira infeção, a 19 de março, apurou a PANA de fonte oficial.

Estes são os primeiros resultados das amostras enviadas para testes no Laboratório de Virologia do Instituto Nacional de Saúde Pública, na capital cabo-verdiana, que no último fim de semana se viu impedido de realizar novas análises por estar em manutenção de equipamento.

Em comunicado, o Ministério da Saúde e Segurança Social (MSS) refere que, na segunda-feira, foram analisadas 103 amostras de cinco concelhos da ilha de Santiago e de um da ilha do Fogo.

No concelho da Praia, das 80 amostras analisadas, para além das oito que deram resultado positivo à covid-19, as restantes 72 foram negativas.

Das restantes amostras com resultados negativos, oito são do concelho do Tarrafal, sete de São Lourenço dos Órgãos, um de São Domingos e um de Santa Cruz e um do concelho de São Filipe, na ilha do Fogo, para além de quatro amostras pendentes.

De acordo com o Ministério da Saúde, foi também realizado um exame de controlo do doente em seguimento no Centro de Saúde do Tarrafal, cujo resultado se manteve inalterado.

O mesmo comunicado indica que estes dados são relativos às amostras de 16 de maio, dado que, nos últimos dois dias, devido aos trabalhos de manutenção do equipamento de teste, não foram feitas análises naquele laboratório.

Em 19 de março, foi diagnosticado o primeiro caso da doença no arquipélago, sendo um cidadão inglês de 62 anos que acabaria por morrer dias depois, na ilha da Boa Vista.

Desde então, Cabo Verde já soma 336 casos de covid-19 dos quais três acabaram por morrer, dois turistas estrangeiros infetados regressaram aos países de origem e 84 recuperaram.

A maioria dos doentes ativos continua em isolamento e com evolução “favorável”, exceto dois que inspiram “cuidados diferenciados”, segundo ainda o MSSS.

-0- PANA CS/IZ 19maio2020