Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde regista mais 26 novos casos de infeção pela covid-19

Praia, Cabo Verde (PANA) - Cabo Verde registou, nas últimas 24 horas, mais 26 casos do novo coronavírus, elevando para 10.302 o número de pessoas infetadas pela covid-19, no arquipélago, desde o início da pandemia, a 19 de marco último, apurou a PANA de fonte oficial.  

Segundo o Ministério da Saúde, as autoridades de saúde deram alta a mais 61 doentes recuperados, aumentando para 9.791 o número de pessoas curadas da covid-19, representando 95 por cento do total.

Num comunicado, a mesma fonte precisa que os laboratórios de virologia analisaram 255 amostras, nas últimas 24 horas, tendo a maioria dos casos positivos sido registada, na cidade da Praia (14), na ilha de Santiago.

Os restantes casos foram contabilizados em Ribeira Grande de Santiago (01), Santa Catarina (04) e Mosteiros (01), Paul (03), São Vicente (02) e Maio (01).

Com os novos dados, o país reduziu para 404 os casos ativos, mantém os 104 óbitos de há cinco dias, enquanto dois doentes estrangeiros foram transferidos para o país de origem.

Em conferência de imprensa para fazer o ponto de situação da doença, no país, o diretor nacional de saúde, Jorge Noel Barreto, informou ainda que foram notificados 24 casos suspeitos, e 830 estão em quarentena a aguardar os resultados do inquérito epidemiológico.

Em todos os hospitais do país, estão internadas 17 pessoas, uma delas em estado mais crítico no Hospital Agostinho Neto, ainda segundo o porta-voz do Ministério da Saúde.

No caso da cidade da Praia, que já foi o principal foco de transmissão da doença, o diretor nacional de Saúde disse que, neste momento, a capital caminha para uma situação de estabilidade ou mesmo diminuição dos casos de covid-19.

Quanto à ilha do Fogo, mais concretamente no concelho de São Filipe, o responsável de saúde disse que a situação continua a ser preocupante, embora o elevado número de casos dos últimos dias não tenha evoluído para casos graves nem para mortes frequentes, o que considera um “dado positivo".

-0- PANA CS/IZ 24nov2020