Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde regista mais 11 casos de covid-19

Praia, Cabo Verde (PANA) - Cabo Verde registou mais 11 casos positivos do novo coronavírus (covid-19), elevando para 326 o total acumulado no país, anunciou sexta-feira o Ministério da Saúde e da Segurança Social (MSSS).

Em comunicado, o MSSS  indica que foram realizados 81 exames, dos quais oito deram positivo, na cidade da Praia, e um em Santa Cruz, que passa a ser o quarto município na ilha de Santiago com casos confirmados.

Os outros dois casos positivos da doença são do município de São Domingos, elevando para quatro os casos neste concelho.

Com estes novos casos, Cabo Verde passa a ter um acumulado de 326, dos quais 67 recuperados, dois óbitos e dois doentes transferidos para os seus países, totalizando assim 257 casos ativos.

A ilha de Santiago, que regista casos todos os dias e que concentra mais de 80 por cento do total da doença, no arquipélago, entrou hoje no quarto período de Estado de Emergência, para vigorar até 29 de maio, mas com menos restrições.

“A maioria dos casos confirmados encontra-se com evolução favorável, continuando um dos doentes em estado crítico”, avançaram as autoridades de saúde cabo-verdianas.

Conforme os cálculos apresentados esta sexta-feira pelo diretor do Serviço de Prevenção e Controlo de Doenças, Jorge Barreto, cada pessoa infetada com covid-19, em Cabo Verde, tem infetado em média mais duas pessoas.

Jorge Barreto, que falava durante a conferência de imprensa habitual para o balanço da situação de Cabo Verde face à pandemia da covid-19, explicou que o cenário descrito mostra que a situação ainda não está controlada.

“A partir do momento em que esse valor se aproxima do 1 ou -1, significando que uma pessoa transmite para uma ou menos de uma pessoa, isto quer dizer que o número de caso começará a diminuir e, aí sim, poderá dar-nos uma noção de que a situação poderá estar a caminhar para uma situação de controlo”, sustentou.

Com estes novos casos  eleva-se para 326 o total dos casos de covid-19 acumulados a nível nacional, distribuídos pelas ilhas de Santiago (267, sendo 260 na Praia, dois no Tarrafal, três em São Domingos e um em Santa Cruz), da Boa Vista (56) e de São Vicente (três).

Foram também notificados mais um total de seis casos suspeitos, sendo quatro na Praia, um em Tarrafal de Santiago e um de São Vicente, estando ainda em quarentena 360 pessoas.

-0- PANA CS/IZ 15maio2020