Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde regista cinco novos óbitos associados à covid-19

Praia, Cabo Verde (PANA) - Cabo Verde registou, domingo, 24 de janeiro corrente, três novos óbitos relacionados com a covid-19 (coronavírus), depois de no dia anterior terem sido também contabilizados duas novas mortes resultantes de complicações associadas à mesma doença, apurou a PANA de fonte segura.  

As ultimas três mortes ocorreram na ilha de São Vicente e nos municípios de São Salvador do Mundo e de São Miguel, na ilha de Santiago, elevando o total de 127 casos, desde o registo do primeiro caso positivo de coronavírus, a 19 de março de 2020 no país.  

De acordo com um comunicado divulgado domingo último pelo Ministério da Saúde, autoridades sanitárias cabo-verdianas diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 75 casos positivos de coronavírus, aumentando para 13 mil 489 o somatório, desde o inicio da pandemia no país.

O comunicado referiu que os laboratórios de virologia do arquipélago processaram 665 amostras desde sábado último, com o concelho da Praia, capital do país, a confirmar 34 casos (em 284 amostras), contando agora com 235 casos ativos.

Ainda na ilha de Santiago, foram confirmados novos casos do mesmo vírus nos concelhos de Santa Catarina (oito), São Salvador do Mundo (três), Ribeira Grande (três), Tarrafal (dois) e São Miguel (um).

Já na ilha de São Vicente foram confirmados 24 novos casos positivos (em 84 amostras), sendo atualmente um dos principais focos da doença no arquipélago, com 233 casos ativos.

Dados oficiais indicam também que, nas últimas 24 horas, foram dadas como curadas da doença 64 pessoas, pelo que Cabo Verde passa a contar com um acumulado de 13 mil 489 casos positivos, distribuídos por todos os 22 municípios das nove ilhas habitadas do arquipélago.

Segundo ainda os dados do Ministério da Saúde, o arquipélago regista 647 casos ativos da doença, enquanto dois infetados, ambos estrangeiros, foram transferidos para seus países de origem.

-0- PANA CS/DD 25jan2021