Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde regista 30 novos casos de covid-19

Praia, Cabo Verde (PANA) – Cabo Verde registou sábado 30 novos casos de coronavírus, o que eleva para 152 o número total de pessoas afetadas, desde 19 de marco, data do primeiro teste positivo da doença, apurou a PANA, na cidade da Praia, de fonte oficial.

Trata-se do maior número até agora registado na capital cabo-verdiano que, há já algumas semanas, passou a ser o epicentro da pandemia no arquipélago, onde os primeiros casos da doença surgiram, na ilha da Boa Vista.

Num comunicado, o Ministério da Saúde e da Segurança Social indica que foram analisadas 165 amostras das quais 30 testaram positivo, sendo que um dos casos evoluiu para o óbito anunciado sexta-feira.

Os restantes deram negativo, sendo 99 na Praia, oito na Boa Vista, 21 em São Lourenço dos Órgãos, um no Fogo, dois em Santiago Norte e quatro, em São Vicente.

Trata-se, segundo a mesma fonte, de amostras que deram entrada no laboratório de virologia durante o período de 28 a 30 de abril de 2020.

Os 152 de covid-19, em Cabo Verde, estão distribuídos pelas ilhas de Santiago (92), da Boa Vista (56) e São Vicente (três).

Estes casos incluem 18 recuperados e duas mortes, sendo um cidadão inglês de 62 anos que se encontrava de férias, na ilha da Boa Vista, e uma idosa de mais de 90 anos do concelho da Praia.

O Parlamento cabo-verdiano aprovou sábado a decisão do Presidente da Republica, Jorge Carlos Fonseca, de prorrogar o Estado de Emergência, apenas nas ilhas da Boa Vista e de Santiago.

As duas ilhas concentram mais de 96 por cento dos casos de covid-19, no arquipélago, por mais 12 dias, até às 24:00 do dia 14 de maio.

-0- PANA CS/IZ 03maio2020