Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde reforça meios de rastreio do cancro da mama

Praia, Cabo Verde (PANA) – Um novo equipamento para o rastreio do cancro da mama já está em funcionamento no Hospital Agostinho Neto, na capital cabo-verdiana, o que vai permitir melhorar a qualidade do diagnóstico desta doença que é a terceira causa de mortalidade em Cabo Verde, apurou a PANA de fonte sanitária.

Este equipamento, instalado na principal unidade de saúde do arquipélago, foi cedido pelo Programa Gulbenkian de Ajuda ao Desenvolvimento, em colaboração com a fabricante Siemens.

A Fundação Gulbenkian tem vindo a colaborar com as autoridades sanitárias de Cabo Verde, nomeadamente na capacitação dos profissionais do setor, para combater o cancro da mama, uma doença que, de acordo com dados de 2010, é uma das quatro primeiras causas mortais entre as pessoas com mais de 50 anos.

O fato do cancro da mama ser, a par do colo do útero, uma das doenças mais comuns entre as mulheres cabo-verdianas, faz com que as autoridades sanitárias deste o arquipélago no Oceano Atlântico estejam empenhadas no reforço dos serviços hospitalares para a prevenção e tratamento no país, contribuindo assim para a redução das evacuações dos doentes para o estrangeiro.

-0- PANA CS/DD 08ago2013