Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde recebe maior competição mundial de kitsurfe

Praia, Cabo Verde (PANA) – A 2.ª edição da 1.ª etapa do Circuito Mundial de Kitsurf’2019, evento desportivo que envolve melhores praticantes da modalidade desportiva, oriundos dos cinco continentes do  mundo, realizar-se-á na praia de Ponta Preta, na ilha cabo-verdiana do Sal, a 3 de março próximo, souba a PANA de fonte segura no local.

Trata-se de uma prova promovida pela Nautic Sports e pela Global Kitesports Associaton (GKA), pelo segundo ano consecutivo nessa ilha turística do arquipélago cabo-verdiano, país já considerado como uma das maiores potências mundiais em kitesurf e que já viu alguns dos seus atletas inscreverem seus nomes nas listas dos campeõnatos mundiais da modalidade.

Na edição de 2018, três Cabo-verdianos, designadamente Airton Cozzolino, Matchu Lopes e Mitu Monteiro, figuraram entre os cinco melhores kitesurfistas do mundo.

O campeão do GKA Kite-Surf Word Tour 2018, Airton Cozzolino, que, em 2018, disputou a temporada com a bandeira da Itália, vai voltar, neste ano, a envergar as cores de Cabo Verde, seu pais de origem.

No entanto, o terceiro classificado, Mitú Monteiro, e o quarto, Matchú Lopes, optaram, há já alguns anos, por representar a Espanha.

Neste ano, Cabo Verde vai participar na prova com 10 praticantes apontados pela imprensa internacional especializada como potenciais candidatos ao título deste Mundial, que, só no Circuito de Ponta Preta, vai distribuir 30 mil euros em prémios.

Por outro lado, a ilha do Sal, principal centro turístico do pais, vai estar, por estes dias, no centro das atenções a nível mundial, já que esta prova internacional tem já assegurada a transmissão direta para todo o mundo, tanto através das televiões como pelas plataformas digitais especializadas neste desporto náutico.

A edição de 2018 foi transmitida para mais de 70 países, tendo batido o recorde de visualizações ao ultrapassar os nove milhões de espetadores.

O ministro cabo-verdiano do Desporto, Fernando Elísio Freire, considera que, o facto de Cabo Verde receber pela segunda vez consecutiva esta competição desportiva mundial, revela-se “como mais uma oportunidade” para o país dar o seu melhor, tanto na participação como na organização deste evento.

“O nosso objetivo é estar entre os melhores a nível mundial”, garante o governante,.

O circuito de Ponta Preta marca o arranque das 13 edições que constituem este evento mundial denominado “2019 GKA Kite World Tour Events” ao qual se seguem as praias de Leucate (França), Dakhla (Marrocos), Sylt (Alemanha), Tarifa (Espanha), Gran Canaria (Espanha), Sotavento (Espanha), Malmo (Suécia), as ilhas Mauricias, Cumbuco (Brasil), Prea (Brasil), Maui (Hawai) e Torquay (Austrália).

-0- PANA CS/DD 26fev2019