Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde recebe em março primeiras doses da vacina contra covid-19

Praia, Cabo Verde (PANA) – Cabo Verde poderá receber, no início do março próximo, as primeiras 5.850 doses da vacina Pfizer/Biontech contra a covid-19, no âmbito da iniciativa COVAX, anunciou terça-feira o diretor nacional da Saúde do arquipélago, Jorge Barreto.

Em conferência de imprensa sobre a situação epidemiológica da pandemia da covid-19, no arquipélago, Jorge Barreto assegurou que essas primeiras doses serão destinadas, numa primeira fase, ao pessoal que trabalha na Saúde.

Segundo o responsável sanitário, com a chegada das vacinas haverá todo o processo de formações que serão necessárias e preparar a logística de distribuição.

“A vacina da Pfizer tem que ficar armazenada por longos períodos em temperaturas bastante negativas, mas, há um período que podemos armazená-las em temperaturas positivas de dois a oito graus, em cinco dias”, esclareceu.

Disse ser preciso estar devidamente preparado e organizado em termos logísticos para que, ao retirar a vacina da temperatura muito fria, ela seja utilizada da forma como tem sido recomendada, o que poderá levar a que a vacinação seja feita por sítios previamente determinados.

Ao receber as 5.850 doses, Cabo Verde vai ser, juntamente com a África do Sul e o Rwanda, dos primeiros países africanos a receber a vacina Pfizer/Biontech.

Ainda no âmbito da iniciativa COVAX, Cabo Verde vai receber 108 mil doses da vacina de AstraZeneca/Oxford, de acordo com o mapa indicativo de distribuição divulgado, na semana passada, e que estima que o arquipélago possa ter as primeiras doses no terreno em finais de fevereiro.

A COVAX, iniciativa liderada pela OMS e pela Gavi, foi criada para fornecer vacinas contra a covid-19, particularmente a países de médio e baixo rendimento.

Ela estima ter as primeiras vacinas a chegar aos países em finais de fevereiro, início de março e pretende fornecer doses a 20 por cento da população dos países até ao final de 2021.

As vacinas serão distribuídas "proporcionalmente à população", e nesta fase serão distribuídas 337 milhões de vacinas a 145 países que integram a lista da COVAX.

-0- PANA CS/IZ 09fev2021