Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde realiza simpósio internacional em homenagem a Aristides Pereira

Praia, Cabo Verde (PANA) – O primeiro Presidente de Cabo Verde, Aristides Pereira, vai ser homenageado no âmbito de um simpósio internacional, a realizar-se entre 16 e 18 de novembro corrente, na capital do país, mas também na Boavista, ilha natal do estadista, falecido em 2011, apurou a PANA de fonte autorizada.

De acordo com a fonte, a iniciativa é da Fundação Amílcar Cabral (FAC) e da Associação dos Combatentes da Liberdade da Pátria (ACOLP).

Ela tem como objetivo “homenagear a pessoa que foi Aristides Pereira, o combatente e o estadista, e ao mesmo tempo permitir que historiadores, investigadores, amigos e companheiros, as jovens gerações e a sociedade em geral possam refletir sobre o percurso e aquilo que fez Aristides Pereira”.

Segundo os promotores do simpósio, este certame internacional tem já garantida a presença de "vários ilustres combatentes e companheiros de jornada do homenageado dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP)".

Figuras de proa de outras latitudes, entre ex-Presidentes e primeiros-ministros e ainda de conferencistas nacionais e internacionais estarão igualmente presentes no evento.

A mesma fonte precisa que, durante os três dias de trabalhos, os participantes, que incluirão igualmente professores, estudantes universitários, investigadores, estudiosos e curiosos, vão debruçar-se sobre a luta pela independência do país e a criação das condições necessárias para a afirmação do Estado soberano de Cabo Verde.

O papel fulcral que Aristides Pereira terá tido em todo esse processo "que, inclusive, terá inspirado outros movimentos de luta pela libertação pela África afora” estará igualmente no centro dos debates.

“Aristides Pereira e a Luta de Libertação Nacional”, “Aristides Pereira: o Estadista” e “Diálogo intergeracional” são os três painéis em debate no Auditório Nacional e na Biblioteca Nacional, na Cidade da Praia.

Haverá também espaço para uma "sessão de diálogo intergeracional" em que jovens, ativistas sociais, estudantes, investigadores e quadros terão oportunidade de "dialogar com a geração da luta para troca de ideias, de experiências e até de provocações".

Além do simpósio internacional, será igualmente promovida uma exposição sobre a vida e obra do primeiro Presidente da República de Cabo Verde, que faleceu aos 87 anos, e visitas a vários locais relacionados com o seu percurso.

Na ilha natal do primeiro chefe de Estado cabo-verdiano (1975-1991) está prevista a inauguração do busto de Aristides Pereira no aeroporto que já tem o seu nome e a inauguração de uma avenida, na cidade de Sal-Rei, com o seu nome.

Os participantes farão ainda uma visita à localidade de Fundo das Figueiras, na ilha da Boavista, onde o homenageado nasceu e foi sepultado, em 2011.

Torneios desportivos, concursos escolares e uma sessão solene na Assembleia Municipal da Boa Vista são também outras atividades previstas para lembrar o homem que conduziu Cabo Verde desde a independência (1975) até à chegada da democracia em 1991.

-0- PANA CS/IZ 15nov2017