Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde quer conhecer qualidade de ar que se respira em seu território

Praia, Cabo Verde (PANA) - Cabo Verde já dispõe dos equipamentos necessários e do pessoal formado para fazer a medição da qualidade do ar que se respira no arquipélago cabo-verdiano, apurou a PANA, sexta-feira, na cidade da Praia.

Embora ainda não se dispõe da verba para pagar um técnico e para adquirir equipamentos auxiliares, o diretor-geral do Ambiente de Cabo Verde, Moisés Borges, acredita que, até o final do ano, será possível iniciar as primeiras medições da qualidade do ar no país.

Moisés Borges anunciou também que Cabo Verde, através da empresa Cabeólica que gere os parques eólicos instalados no território nacionala, está já a negociar a cota de carbono do país, devendo o dinheiro da venda dos créditos ser investido na qualidade ambiental no país.

O diretor- geral do Ambiente disse acreditar que o país conseguirá brevemente negociar no mercado a sua cota de emissão de carbono.

O Governo de Cabo Verde já tem também em preparação a legislação visando impedir a circulação de veículos automóveis que emitam para a atmosfera níveis elevados de dióxido de carbono (CO2).

Esta medida, inscrita no âmbito do novo Regulamento do Código de Estrada, em fase de elaboração, irá tipificar a emissão do referido gás, a partir de determinadas quantidades, como a infração passível de resultar na reprovação das viaturas nas Inspeções Técnicas Automóveis.

-0- PANA CS/DD 30ago2013