Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde propõe criação da Aliança das Cidades Capitais da CEDEAO

Praia- Cabo Verde (PANA) -- O primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, propôs, quarta-feira, a criação da Aliança das Cidades Capitais da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) para dinamizar as relações entre os principais centros urbanos dos 15 países-membros.
Para o chefe do Governo cabo-verdiano, que falava na cerimónia da sessão solene do Dia do Município da Cidade da Praia, 19 de Maio, esta aliança permitirá estimular as trocas económicas e culturais entre as cidades, empresas, universidades e cidadãos oeste-africanos.
Neves aproveitou a ocasião para sublinhar a necessidade de uma análise do papel dos municípios no quadro da inserção de Cabo Verde na CEDEAO.
No seu entender, "há imensas potencialidades por explorar no quadro da internacionalização das cidades cabo-verdianas".
Citou como exemplo a participação das cidades do arquipélago em eventos com a dimensão do Festival Internacional das Artes Negras, que se realiza em Dezembro próximo no Senegal, bem como as Feiras Internacionais de Artesanato de Ouagadogou (Burkina Faso).
"África precisa do contributo destas ilhas e nós precisamos de ter, cada vez mais, África dentro de nós", defendeu José Maria Neves.
Cabo Verde decidiu, terça-feira, institucionalizar a Semana de África, que decorrerá de 22 a 29 de Maio, com o propósito de dar a conhecer aos Cabo- verdiano "mais profundamente" a região onde o país se encontra inserido.
No âmbito da Semana de África, passam a estar integradas as comemorações do Dia de África, a 25 de Maio, e da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), a 28 do mesmo mês.