Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde promete respeitar resultados de eleições em Angola

Praia, Cabo Verde (PANA) – O Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, afirmou que
o seu país vai respeitar os resultados das eleições gerais desta quarta-feira, em Angola, qualquer que seja o vencedor.

Fonseca falava terça-feira aos jornalistas, na capital caboverdiana, Praia, à saída da Embaixada de Espanha, onde assinou o livro de condolências em homenagem às 15 vitimas do atentado de Barcelona.

Ele sublinhou que Cabo Verde está a acompanhar as eleições angolanas com “muito interesse”, por várias razões, nomeadamente por ser um “país amigo” e com o qual partilha o espaço dos Países Africanos da Língua Oficial Portuguesa (PALOP), a Comunidade dos Países da língua Portuguesa (CPLP) e ainda a União Africana (UA).

Recordou que Angola é um país que tem uma história comum com Cabo Verde e que os dois povos partilham “muitos valores” comuns, devido à presença em terras angolanas de uma forte comunidade cabo-verdiana

O Presidente cabo-verdiano garantiu ainda que o seu país vai trabalhar com “todo afinco e interesse” com as novas autoridades saídas destas eleições, de modo a estreitar ainda mais as relações de cooperação e de amizade.

Instado a pronunciar-se sobre a saída de José Eduardo dos Santos da chefia do Estado e a renovação do poder em Angola, Jorge Carlos Fonseca disse ser “normal que haja renovação”, uma vez que se trata de “um processo democrático”.

-0- PANA CS/IZ 23ago2027