Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde proíbe desfile de Carnaval e festas públicas e privadas

Praia, Cabo Verde (PANA) - O Governo de Cabo Verde anunciou, quinta-feira, que proibiu a realização de qualquer desfile de carnaval organizado ou espontâneo, bem como festas públicas ou privadas, para evitar a transmissão da covid-19 nos próximos nos dias que se aproximam, apurou a PANA de fonte segura.

As medidas, aprovadas em Conselho de Ministros na quarta-feira, foram anunciadas pelo ministro da Administração Interna, Paulo Rocha.

As mesmas têm como propósito  evitar a habitual aglomeração de pessoas que acontece todos os anos no arquipélago, por ocasião dos festejos, a 16, ou das celebrações culturais do Dia de Cinzas que marcam o início da Quaresma, a 17 de fevereiro.

"Entende o Governo que o período que se aproxima exige a adoção de medidas específicas, fundamentadas pelo imperativo de fazer prevalecer o princípio da precaução em saúde pública, razão pela qual foi decidido que excecionalmente não será decretada a tradicional tolerância de ponto nesta época", disse Paulo Rocha.

Para alem dos desfiles organizados de rua e festas em espaços públicos ou privados, as medidas incluem o reforço da fiscalização dos estabelecimentos de consumo de bebidas alcoólicas, "no que respeita ao cumprimento escrupuloso das regras de lotação e dos horários de funcionamento.".

Sobre os convívios nas residências particulares, Paulo Rocha esclareceu que não são proibidos, mas que devem "acontecer num contexto restrito, de natureza muito familiar, de modo a minimizar os riscos de propagação do contágio."

O ministro justificou a adoção destas medidas pela possibilidade de estes eventos promoverem "a aglomeração desregrada de pessoas e fomentar uma grande mobilidade das pessoas" no próprio concelho ou entre concelhos.

Nos anos anteriores, o Governo concedia à função pública do país um dia e meio de tolerância de ponto para o carnaval e primeiro dia da Quaresma, 25 e 26 de fevereiro, respetivamente, decisão justificada pelo "enraizamento" daquelas datas na cultura cabo-verdiana.

Habitualmente, dezenas de grupos e centenas de foliões desfilam no Carnaval em Cabo Verde, com realce para o de São Vicente, o mais emblemático do país, que todos os anos leva milhares de forasteiros à ilha, atraídos pelo típico sambódromo.

Outro Carnaval emblemático acontece anualmente na cidade da Ribeira Brava, na ilha de São Nicolau, tal como na cidade Praia e em outros pontos do arquipélago.

-0- PANA CS/DD 05fevereiro2021