Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde procede a nova redução de preços de combustíveis

Praia- Cabo Verde (PANA) -- Os preços dos combustíveis em Cabo Verde voltaram a baixar ligeiramente a partir desta sexta-feira, com base numa atualização bimestral, soube a PANA junto da Agência de Regulação Económica (ARE).
De acordo com a nova tabela divulgada pela ARE, o preço do litro de gasóleo desce 1,03 por cento, de 106,40 escudos para 105,30 escudos (de 0,96 para 0,95 euros), enquanto o da gasolina baixa 2,26 por cento, de 149,40 escudos para 146 escudos (de 1,35 para 1,32 euros).
0 gás butano é o único derivado do petróleo que sofreu um aumento de 2,85%, passando o granel deste combustível, utilizado sobretudo na confeção de alimentos, a ser vendido a 147,90 escudos (cerca de 1,4 euros) por quilograma.
A ARE já tinha procedido em Agosto a uma baixa do preço dos combustíveis em valores percentuais semelhantes.
O preço dos produtos derivados do petróleo em Cabo Verde é fixado pela ARE segundo a fórmula de cálculo dos Preços Máximos de Venda ao Consumidor Final (PMVCF), em que o parâmetro CP, que representa os custos ligados à importação, é indexado à cotação do mercado internacional mediante ajustes bimestrais baseados na média dos dois meses precedentes.
É com base na evolução destes factores que durante os meses de junho e julho de 2010 e, de acordo com as publicações dos Platts (European Market Scan e LPGasWire), são determinados os novos valores do parâmetro custo-importação e os correspondentes preços máximos de venda ao consumidor final.
"Em conformidade com os dados publicados nos Platts, e referentes ao mercado internacional, os preços dos produtos petrolíferos mantiveram-se relativamente estáveis durante os meses de agosto e setembro de 2010", indica uma nota da ARE.
Com base nesses princípios, os novos preços dos combustíveis em Cabo Verde serão revistos pela ARE a 7 de dezembro próximo.