Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde perspetiva plano de vacinação contra covid-19

Praia, Cabo Verde (PANA) - O Governo de Cabo Verde apresentará, brevemente, um seu plano de vacinação contra a covid-19, apurou a PANA, terça-feira, na cidade da Praia, de fonte oficial.

No âmbito deste plano, serão definidos o tipo de vacinas, a calendarização, o cronograma e grupos prioritários, anunciou terça-feira na cidade da Praia o primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, durante a inauguração dunm laboratório privado de testes da covid-19.

Nessa ocasião, o primeiro-ministro  alertou que o facto de Cabo Verde vir a ter um plano de vacinação não quer dizer que se deve desarmar e desproteger o combate à pandemia.

"É preciso continuarmos a proteger, continuarmos a respeitar as normas e, ao mesmo tempo, estarmos preparados para que a vacina aconteça", frisou.

O chefe do Governo cabo-verdiano anunciou que o plano, que esta a ser elaborado poruma  comissão criada para o efeito, será apresentado brevemente pela Direção Nacional da Saúde, com todos os parâmetros definidos, como escolha e a definição do tipo de vacinas, a calendarização e o cronogramam bem como grupos prioritários.

Para já, o primeiro-ministro não perspetiva uma data para se começar a vacinar a população cabo-verdiana, mas garantiu que o Governo já começou o processo de seleção de várias vacinas no mercado.

"Aquilo que temos já mais adiantado é o processo de financiamento", apontou Ulisses Correia e Silva, referindo-se a cinco milhões de dólares (4,18 milhões de euros) do Banco Mundial, anunciados a 27 de novembro último pelo vice-primeiro-ministro cabo-verdiano, Olavo Correia.

Além deste valor, o também ministro das Finanças disse que o Governo está a analisar a possibilidade de mobilizar mais 15 milhões de dólares (12,5 milhões de euros) ao nível de um programa da sub-região da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

"Com estes montantes, 20 milhões de dólares americanos, vamos conseguir garantir a vacinação  a todos os Cabo-verdianos", garantiu.

-0- PANA CS/DD 09dez2020