Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde perde face ao Senegal 73-86 e fica fora do pódio do Afrobasket´2021

Praia, Cabo Verde (PANA) – A seleção de basquetebol sénior masculino de Cabo Verde, falhou o acesso ao pódio da 30.ª edição do Afrobasket´2021, ao perder, domingo, face ao Senegal por 73-86, no jogo da disputa do terceiro lugar desta competição, realizado em Kigali Arena, no Rwanda, apurou a PANA de fonte segura.

Sendo assim, Cabo Verde ficou na quarta posição, falhando igualmente a proeza de 2007, quando conquistou o terceiro lugar e uma medalha de bronze, na então edição do Afrobasket realizado em Angola.

Cabo Verde termina assim a sua participação nesta prova com seis jogos, três vitórias e três derrotas, tendo nesta caminhada conseguido a façanha de vencer, pela primeira vez na história, a seleção de Angola por 77-71, após prolongamento, que aconteceu no seu jogo de estreia na competição.

Entretanto, a seleção da Tunísia venceu, domingo, o Afrobasket’2021 ao bater a Cote d’Ivoire por 78-75.

O Afrobasket’2021, que aconteceu de 24 de agosto a 05 de setembro, em Kigali (Rwanda), contou com a participação das 16 melhores seleções africanas da modalidade

O basquetebolista cabo-verdiano, Edy Tavares, foi o melhor e mais eficiente (Top Performance) do Afrobasket’2021,

O post do Real Madrid da Espanha, natural da Ilha do Maio, segundo a página oficial do Afrobasket, teve a média de eficiência de 31,0 por jogo, seguido do Senegalês Gorgui Dieng (25,0) e do Ivoiriense Matt Costtello (24,7).

Edy Tavares integrou também o “cinco ideal” (All Stars Five), constituído por Makram Ben Romdhane (Tunísia), Gorgui Dieng (Senegal), Matt Costello (Côte d’Ivoire) e Omar Abada (Tunísia).

O internacional cabo-verdiano foi também o jogador que conseguiu mais ressaltos, com uma média de 14,2 por jogo, mais bloqueios (4,0) e o quarto com mais pontos (16,8).

Gorgui Dieng foi o “cestinha” (jogador com mais pontos) na prova, com a média de 20 pontos por jogo.

-0- PANA CS/DD 06setembro2021