Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde participa nos VII Jogos Militares Mundiais na China

Praia, Cabo Verde (PANA) – Uma delegação das Forças Armadas de Cabo Verde participa nos VII Jogos Militares Mundiais iniciados quinta-feira última na cidade chinesa de Wuhan, apurou a PANA de fonte segura.

Cabo Verde está representado nesta competição mundial por seis militares, sob a coordenação do treinador, o sargento-chefe Adilson Gomes, de dois atletas nas disciplinas de boxe e outros tantos no atletismo.

Na competição de boxe, as Forças Armadas (FA) cabo-verdianas  vão competir com o atleta olímpico Davilson Morais nas categorias de +91 quilos e do segundo-cabo Hélder Varela, nos 56 quilos.

No atletismo, o primeiro-cabo Paulo Cardoso vai representar o país nas provas masculinas dos mil e 500 e cinco mil metros, enquanto a soldada Zélia Rodrigues vai competir na prova feminina dos cinco mil metros.

Esta competição é realizada sob a égide do Conselho Internacional do Desporto Militar (CISM, sigla inglesa), considerado a segunda maior organização desportiva mundial, suplantada apenas pelo Comité Olímpico Internacional.

Para o chefe da missão cabo-verdiana, capitão Isaías Brito, a participação das FA nestes Jogos Militares Mundiais, é “um motivo de orgulho e uma mais-valia para Cabo Verde neste evento mundial”.

A participação de Cabo Verde nos Jogos da China, segundo Brito, simboliza a concretização de esforços que vinham sendo envidados junto do CISM, desde o ano transato,.

Frisou que, para além das Forças Armadas, é o país que vai estar representado.

Esta vai ser a segunda participação de Cabo Verde nos Jogos Militares Mundiais, após a sua primeira vez em 2011, no Rio de Janeiro, no Brasil.

Quase 10 mil militares de mais de 100 países vão se reunir em Wuhan, nesta região central da China, “para valorizar a glória militar e a paz mundial”, de acordo com o Comité Executivo dos Sétimos Jogos Mundiais Militares do CISM.

A seu ver, o evento afigura-se como a maior edição, com o maior número de participantes e a mais influente, desde a sua criação.

-0- PANA CS/DD 19out2019