Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde participa na 1.ª exposição económica e comercial China-África

Praia, Cabo Verde (PANA) - Uma delegação cabo-verdiana participará na 1.ª exposição económica e comercial China-África, de 27 a 29 de junho corrente, em Changsha, capital da província chinesa de Hunan, apurou a PANA segunda-feira de fonte segura.

Fazem parte da comitiva o vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, e o ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Luís Filipe, de acordo com a organização do evento.

Segundo a organização, que cita a agencia Xinhua, mil 388 participantes, provenientes de 52 países africanos, confirmaram a sua presença nesta primeira Expo Económica e Comercial China-África.

A mesma fonte adiantou que, durante a exposição, serão negociados 233 projetos de cooperação nos setores do investimento, do comércio, de engenharia, da aquisição e da elaboração de projetos.

O valor total destes empreendimentos eleva-se a 74,7 biliões de dólares e diz respeito a 39 países, como Gana, Quênia e Cote d’Ivoire.

Segundo o comité organizador, a exposição, que ocupa uma área de mais de 40 mil metros quadrados, apresentará as oportunidades económicas e comerciais na China e em África.

Lançada como parte do Fórum de Cooperação China- África, a exposição pretende estabelecer um novo mecanismo de cooperação económica e comercial entre a China e os países africanos.

A representação cabo-verdiana aproveitará a sua participação no evento para contactos bilaterais e encontros de trabalho nas respetivas áreas de atuação.

Uma fonte diplomática na capital cabo-verdiana recorda que, no decurso deste ano, três outros ministros cabo-verdianos já visitaram a China, designadamente o ministro da Cultura e Indústrias Criativas, Abraão Vicente, o ministro da Administração Interna, Paulo Veiga e o do Turismo e Transportes e Economia Marítima, José da Silva Gonçalves.

Para o embaixador da China em Cabo Verde, Du Xiaocong, com a visita destes três “importantes ministros” cabo-verdianos, a cooperação entre a China e Cabo Verde vai atingir um novo patamar.

-0- PANA CS/DD 24junho2019