Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde participa em reunião sobre branqueamento de capitais na África Ocidental

Praia, Cabo Verde (PANA) – Cabo Verde está representado pelo ministro da Justiça, José Carlos Correia, na 13ª Reunião do Comité Ministerial do Grupo Intergovernamental de Ação contra o Branqueamento de Capitais na África Ocidental (GIABA), que decorre este fim de semana em Niamey, a capital do Níger, soube a PANA na capital cabo-verdiana de fonte oficial.

Esta reunião vai, entre outros assuntos, adotar o calendário do segundo ciclo de avaliações mútuas sobre a revisão dos relatórios das 20ª e 21ª Reuniões da Comissão Técnica e o relatório de síntese do Diretor-Geral do GIABA.

O Comité Ministerial do GIABA (CMG), principal órgão de decisão da organização, é composto pelos Ministros das Finanças, da Justiça e do Interior/Segurança de cada Estado-membro e é presidido pelo país que exerce a presidência da Autoridade dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), neste caso o Ghana.

Cabo ao Comité aprovar as novas políticas, os relatórios de progresso, rever e recomendar o programa de trabalho anual e os pedidos de adesão ao GIABA para aprovação do Conselho de Ministros da CEDEAO.

O Comité Ministerial do GIABA (CMG) também aprova os relatórios de avaliação mútua dos Estados-membros.

O GIABA foi criado, em 2000, pela Autoridades dos Chefes de Estados e Governos da CEDEAO como a resposta encontrada pela organização sub-regional para contribuir na luta contra o branqueamento de capitais.

Sediado em Dakar (Senegal), o GIABA é uma instituição especializada da comunidade oeste-africana, cuja missão é a prevenção e o controlo do branqueamento de capitais e do financiamento do terrorismo na sub-região.

Neste sentido, o GIABA apoia os Estados membros no desenvolvimento das suas estratégias nacionais de luta contra o branqueamento de capitais e o financiamento de terrorismo.

O GIABA agrupa 16 países, nomeadamente 15 da África Ocidental (Cabo Verde, Benin, Burkina Faso, Côte d’Ivoire, Guiné, Gâmbia, Ghana, Guiné-Bissau, Libéria, Mali, Níger, Nigéria, Senegal, Serra Leoa e Togo) e um da África Central (São Tomé e Príncipe).

-0- PANA CS/TON 10maio2014