Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde nomeia primeiro embaixador residente na Nigéria

Praia, Cabo Verde (PANA) – O inspetor diplomático e consular Belarmino Monteiro Silva vai ser o primeiro embaixador residente de Cabo Verde na Nigéria, conforme decreto presidencial assinado pelo chefe de Estado cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca, apurou a PANA quinta-feira, na cidade da Praia, de fonte oficial.

O Governo cabo-verdiano oficializou, em janeiro deste ano, a criação de uma Embaixada na Nigéria, justificada com a importância deste país na sub-região oeste-africana e tendo em conta ainda que se trata de uma nação "estratégica para qualquer país da África Ocidental".

Esta importância resulta do "peso político e económico" da Nigéria na sub-região e do facto de ser o Estado-sede da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), que Cabo Verde integra desde 1976.

A criação daquela representação diplomática é justificada também pela "necessidade de se garantir uma melhor cobertura diplomática na sub-região oeste-africana" e assim "assegurar uma mais eficaz proteção dos interesses nacionais".

Nesse sentido, torna-se "indispensável uma presença permanente e ao mais alto nível de Cabo Verde", para "incrementar relações bilaterais entre os dois países e acompanhar sistemática e ativamente a evolução do processo de integração regional, assegurando melhor inserção do país na sub-região", destaca o decreto de nomeação do novo embaixador.

Além disso, o Governo cabo-verdiano tem vindo a afirmar que está  "ciente de que o país deve ser mais interventivo no processo de formação das decisões da CEDEAO, uma comunidade composta por 15 países situados na região da África Ocidental e que partilham simultaneamente laços culturais e geopolíticos, mas também interesses económicos comuns.

Além do arquipélago de Cabo Verde,  que é o único sem fronteira terrestre com os restantes membros, integram a CEDEAO o Benin, o Burkina Faso, a Cote d’Ivoire, a Gâmbia, o Gana, a Guiné-Conakry, a Guiné-Bissau, a Libéria, o Mali, o Níger, a Nigéria, o Senegal, a Serra Leoa e o Togo.

-0- PANA CS/IZ 07out2021