Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde no mesmo grupo com Angola e Moçambique no Afrobasket 2013

Praia, Cabo Verde (PANA) - O sorteio da fase final do Afrobasket 2013, realizado sábado em Abidjan (Côte d’Ivoire), colocou Cabo Verde no mesmo grupo que os outros dois países lusófonos (Angola e Moçambique) que participam na prova a decorrer na capital económica ivoiriense entre 20 e 31 de agosto próximo, apurou a PANA de fonte desportiva.

A seleção da República Centro-Africana (RCA), que já venceu a prova por duas veze (1974 e 1987), é a quarta integrante do Grupo C, tida como uma das mais fortes da maior prova do basquetebol em África.

A seleção de Angola, que acumula o maior número de títulos (10 nos últimos anos), é tida à partida como a favorita para vencer o grupo e o próprio torneio.

O terceiro lugar alcançado em 2007, em Angola, foi a melhor classificação até agora obtida por Cabo Verde na prova máxima do basquetebol africano.

Na prova disputada na Líbia em 2009, a seleção cabo-verdiana quedou-se por uma modesta 13ª posição, apesar de ter iniciado a prova com uma vitória moralizadora frente à Tunísia. A equipa claudicou nos restantes dois jogos do Grupo D, diante das seleções nacionais do Rwanda e de Marrocos, pelo que ficou afastada da segunda fase.

Nos seus dois últimos jogos, Cabo Verde cilindrou a equipa nacional da República Democrática do Congo por 100-63 e fechou a sua participação com uma vitória sobre Moçambique.

A vitória sobre a Guiné-Bissau pela margem de 30 pontos (106-76), na última jornada do Torneio da Zona II, que decorreu em Dakar, não foi suficiente para garantir o acesso da seleção nacional ao Afrobasket 2011, tendo em conta que o Senegal venceu o Mali pela diferença de cinco pontos (71-66).

O primeiro lugar no torneio foi conquistado pelo Senegal, enquanto o Mali ficou no segundo posto, Cabo Verde no terceiro a Guiné-Bissau no quarto e último lugar.

A seleção de Cabo Verde qualificou-se para a 27ª edição do Campeonato Africano de Basquetebol, ao bater, a 18 de agosto passado na cidade da Praia, o Mali por 80-63 em jogo do encerramento do Torneio da Zona II de qualificação para o Afrobasket.

Com esta vitória, a seleção cabo-verdiana ficou em segundo lugar no torneio de classificação desta região desportiva do Conselho Superior dos Desportos em África.

O Senegal, que conquistou o primeiro lugar, completa com Cabo Verde a representação da Zona II na prova que tem como palco a capital económica da Côte d’Ivoire.

-0- PANA CS/IZ 31março2013