Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde na conferência sobre redução de riscos de catástrofe

Praia- Cabo Verde (PANA) -- O ministro da Administração Interna de Cabo Verde, Lívio Lopes, participa, de 12 a 18 de Abril corrente, em Nairobi (Quénia), na II Conferência Ministerial Africana sobre a Redução de Riscos de Catástrofes (RRC), apurou a PANA sábdo na capital cabo-verdiana de fonte oficial.
Trata-se de uma conferência promovida pela Comissão da União Africana (UA), em colaboração com a Estratégia Internacional das Nações Unidas para a Redução de Riscos (UNSDR), o Fundo Mundial do Banco Mundial para a Redução de Catástrofe e Recuperação (GFDRR) e o Governo da República do Quénia.
A realização dessa Conferência Ministerial visa definir um mecanismo regional para orientar e monitorizar a implementação da Estratégia Regional Africana e o Programa de Acção para a Redução de Riscos de Catástrofes.
A conferência vai, por outro lado, avaliar e ligar a Estratégia Regional Africana e o Programa de Acção para a Redução de Riscos de Catástrofes com os resultados da Conferência de Copenhaga sobre as Alterações Climáticas, a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas (UNFCCC) e a Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação (UNCCD).
Os participantes vão ainda avaliar e adoptar o Programa de Acção integrado para a Implementação da Estratégia Regional Africana para a Redução de Riscos de Catástrofes para o período 2006-2015, com especial atenção para os investimentos e rastreamento, educação e escolas mais seguras, hospitais e cidades.
Segundo as autoridades cabo-verdianas, o encontro de Nairobi tem lugar mum contexto em que as calamidades naturais "vêm provocando consequências nefastas para a humanidade" e numa fase em que "o Serviço Nacional de Protecção Civil se afirma enquanto uma instituição de elevada relevância para o país".
Por isso, indicam, é nececessária uma efectiva articulação e participação de Cabo Verde na definição e implementação da Estratégia Regional Africana e do Programa de Acção para a Redução de Riscos de Catástrofes.
O objectivo é munir o país de "novas estratégias, técnicas, experiências e mecanismos de operação e acção, bem como novas atitudes e condutas ecológicas, imprescindíveis ao combate e à diminuição dos riscos de catástrofes", refere uma nota oficial sobre o evento.
A mesma fonte revela que, com esta missão, Cabo Verde está também a preparar a realização da IV Conferência Regional sobre Catástrofes Naturais e Inundações na África Ocidental e Central, a ter lugar de 5 a 7 de Maio próximo, na Praia.
Este evento visa fazer o balanço da capacidade de resposta e dos mecanismos de coordenação nessas regiões africanas, face às catástrofes naturais de 2009 e perspectivar novas respostas.