Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde mantém 27ª posição no índice global de liberdade de imprensa

Praia, Cabo Verde (PANA) - Cabo Verde mantém a 27 ª posição no índice global de liberdade de imprensa elaborado pela Freedom House, divulgado por ocasião do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, a 03 de maio, apurou a PANA, quinta-feira.

Situado entre os países considerados como tendo “liberdade de imprensa plena”, Cabo Verde continua a liderar a região oeste-africana onde se registou um ligeira declínio nesta matéria em 2012, em resultado, principalmente, dos retrocessos registados no Mali, agora avaliado como país “parcialmente livre”, e na Guiné-Bissau, que deslizou para a categoria de país cuja imprensa é agora considerada “não livre”.

No entanto, as tendências de outras partes do continente foram positivas no passado, com melhorias significativas para a Côte d’Ivoire e Malawi e movimentos positivos menores na Libéria, na Mauritânia, no Senegal e no Zimbabwe.

Dos 197 países e territórios avaliados durante 2012, 32 porcento foram classificados como sendo “livres”, 36 porcento como “parcialmente livres” e outros 32 como “não sendo livres”.

A análise constatou que menos de 14 porcento dos habitantes do mundo viviam em países com uma imprensa livre, enquanto 43 porcento tinham uma imprensa parcialmente livre e 43 porcento viviam em ambientes não livres.

Os melhores classificados são a Noruega e a Suécia e os piores a Coreia do Norte e o Turquemenistão.

-0- PANA CS/IZ 03maio2013