Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde lamenta invasão de Capitólio nos Estados Unidos

Praia, Cabo Verde (PANA) - Cabo Verde  acompanha com “alguma preocupação” a situação resultante da invasão do Capitólio, sede do Congresso norte-americano,  por um grupo de apoiantes do Presidente americanos cessante, Donald Trump, apurou a PANA, na cidade da Praia, de fonte segura.

“As imagens, que vimos ontem nas televisões, dos acontecimentos no Capitólio, são, de facto, inquietantes”, declarou o ministro cabo-verdiano dos Negócios Estrangeiros e Comunidades de Cabo Verde, Luís Filipe Tavares, à Agência Cabo-verdiana de Noticias (Inforpress), reagindo a este incidente ocorrido quarta-feira última, em Washington, a capital dos Estados Unidos.

O chefe da diplomacia cabo-verdiana  sublinhou que, numa democracia, as transições políticas devem ser “pacíficas e feitas com toda a normalidade institucional.”

“Cabo Verde confia nas instituições norte-americanas sólidas”, sublinhou o governante, mostrando-se confiante que as autoridades do país saberão ultrapassar, com “inteligência, sensatez e responsabilidade", este momento complicado.

No mesmo contexto, o ex-primeiro-ministro e provável candidato às eleições presidências deste ano em Cabo Verde, José Maria Neves, declarou-se, na sua página do Facebook, “preocupado e triste” com a invasão do Capitólio, sítio que considerou “santuário da democracia nos Estados Unidos da América.”

“Os parlamentares não podem ser intimidados ou sequestrados. São representantes do povo e garantem os fundamentos da democracia liberal”, frisou José Maria Neves, que espera que as instituições resistam com “firmeza" a estas investidas "populistas e antiliberais.”

Disse esperar ainda que a transição do poder, prevista para 20 de janeiro corrente, seja “ordeira e pacífica.”

Quarta-feira última, um grupo de apoiantes de  Donald Trump entrou em confronto com autoridades e invadiu o Capitólio, quando membros do Congresso estavam reunidos para formalizar a vitória do Presidente recém-eleito, Joe Biden, nas eleições de novembro ultimo.

Segundo fontes policiais,  pelo menos quatro pessoas morreram na sequencia dos confrontos entre as forças de segurança e os invasores que tentavam durante horas  ocupar pela forca a sede do poder legislativo nos Estados Unidos.

No entanto, a sessão de ratificação pelo Congresso dos votos das eleições presidenciais, interrompida devido aos distúrbios provocados pelos manifestantes pró-Trump, foi retomada horas depois do assalto.

Foi finalmente confirmada a eleição de Joe Biden como o próximo Presidente dos Estados Unidos da América, devendo a sua  investidura acontecer a 20 do corrente.

-0- PANA CS/DD 07jan2021