Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde inteira-se da experiência de governação eletrónica na Estónia

Praia- Cabo Verde (PANA) -- Cabo Verde enviou para a Estónia uma delegação chefiada pela ministra da Reforma do Estado e da Defesa Nacional, Cristina Fontes Lima, para conhecer a experiência deste país europeu em estratégias e programas de governação eletrónica e utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC), apurou a PANA de fonte oficial.
Esta visita, iniciada sábado no quadro do programa da Reforma do Estado em Cabo Verde é patrocinada pelo Escritório das Nações Unidas em Cabo Verde tendo em conta os ganhos já alcançados e a importância da governação eletrónica para a modernização do arquipélago.
A missão cabo-verdiana vai inteirar-se, durante a sua estadia na Estónia, dos processos de reforço da democracia, da participação dos cidadãos no desenvolvimento, no melhoramento e na modernização da organização e funcionamento dos serviços públicos, na educação, na saúde e na promoção do turismo e investimento externo.
De acordo com o programa da referida missão, a delegação cabo-verdiana, para além de encontros com altas autoridades oficiais da Estónia, nomeadamente o ministro dos Assuntos Regionais, bem como altos responsáveis da Academia de E-Governação da Estónia, inclui outros contactos com várias entidades públicas e associações empresariais.
A delegação cabo-verdiana espera ainda conhecer as experiências de utilização das novas tecnologias no funcionamento do Parlamento e da Chancelaria do Governo estónio.
A Estónia é um dos países da União Europeia (UE) mais avançados em termos de governação eletrónica, "E-goverment", encontrando-se atualmente na linha da frente em termos de desenvolvimento na utilização das novas tecnologias de informação ao serviço do desenvolvimento.