Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde incinera 5,668 toneladas de cocaína apreendidas no alto mar

Praia, Cabo Verde (PANA) – As autoridades judiciais de Cabo Verde incineraram terça-feira 5,668 toneladas de cocaína, apreendida recentemente no alto mar alto a bordo de uma embarcação proveniente do Brasil, apurou a PANA de fonte judiciária.

Em nota de imprensa, a Procuradoria-Geral da República (PGR) precisou que a droga foi queimada no Aterro Municipal, nos arredores da cidade da Praia.

A operação ocorreu sob fortes medidas de segurança e após um processo de contagem e certificação pelas autoridades judiciárias e pela comunicação social.

A mesma fonte contabiliza que, em apenas três operações antidroga, desde fevereiro de 2019, aquela lixeira já foi palco da incineração de mais de 17 toneladas de cocaína.

Trata-se de quantidades apreendidas em embarcações em alto mar, provenientes da América do Sul.

Em 07 de agosto de 2019, foram ali destruídas quase 2,3 toneladas de cocaína apreendidas dias antes, a bordo do pesqueiro "Perpétuo Socorro de Abaete II", de bandeira do Brasil e com cinco marinheiros brasileiros, que foram mais tarde condenados pelo Tribunal da Praia a 10 anos de prisão cada um.

Antes, em 31 de janeiro de 2019, a maior operação antidroga em Cabo Verde levou à apreensão de 9,5 toneladas de cocaína em 260 fardos, incinerados da mesma forma naquele aterro dias depois.

A droga foi apreendida no navio cargueiro "Eser" que navegava em alto mar com bandeira do Panamá e tripulação russa.
 

O comandante do navio foi condenado a 12 anos de prisão pelo Tribunal da Praia e os restantes 10 tripulantes a 10 anos cada um.

Na passada sexta-feira, o Tribunal da Praia decretou a prisão preventiva aos sete detidos na megaoperação antidroga de 01 deste mês, realizada pelas autoridades cabo-verdianas, apoiadas pela Marinha norte-americana e que resultou na apreensão dessas 5,668 toneladas de cocaína agora destruídas e  que estavam avaliadas em 350 milhões de dólares.

Segundo a PGR de Cabo Verde, os detidos, tripulantes da embarcação, incluindo ainda dois de nacionalidade montenegrina, têm entre 32 e 66 anos de idade, encontrando-se indiciados da prática do crime de tráfico internacional de estupefacientes.

A operação foi realizada pela Polícia Judiciária (PJ) de Cabo Verde, através da Secção Central de Investigação de Tráfico de Estupefacientes, em conjunto com as Forças Armadas, através da Guarda Costeira, coordenada pelo Centro de Análise e Operações Marítimas - Narcóticos (MAOC-N).

Contou ainda com a colaboração da Polícia Federal do Brasil, da Drug Enforcement Administration (DEA) norte-americana, da Marinha dos Estados Unidos e da National Crime Agency do Reino Unido.

-0- PANA CS/IZ 13abril2022