Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde inaugura primeira policlínica militar

Praia, Cabo Verde (PANA) - A primeira policlínica militar de Cabo Verde, equipada com o apoio da Cooperação Espanhola, vai ser inaugurada esta quarta-feira, 14, no quartel de Eugénio Lima, na cidade da Praia, apurou a PANA na capital cabo-verdiana de fonte castrense.

Esta unidade de saúde está equipada com seis espaços para consultas de especialidade e de clínica geral, que estão ao serviço dos militares e dos seus familiares, podendo também ser utilizados pela população do bairro vizinho do quartel.

A infraestrutura foi recentemente equipada com materiais oferecidos pela Espanha, através da embaixada deste país na capital cabo-verdiana.

Para o ministro cabo-verdiano da Defesa Nacional, Jorge Tolentino, o engajamento “palpável” da Espanha no projeto da saúde militar é fruto de uma “cooperação frutífera” entre aquele país europeu e Cabo Verde no domínio da defesa.

Na perspetiva do governante, a policlínica militar não é apenas mais um instrumento de melhoria da qualidade de vida dentro da instituição castrense, mas também uma “instituição de referência” dentro do sistema nacional de saúde em Cabo Verde.

Esta moderna unidade é o primeiro de cinco módulos de um projeto maior, anunciado em 2012 pelo ministro da Defesa, que é a construção do futuro Hospital Militar que contará também com o apoio financeiro da Cooperação Espanhola, devendo ficar concluída no espaço de cinco anos.

-0- PANA CS/DD 14ago2013