Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde estagia para Mundial de Basquetebol sénior masculino

Praia, Cabo Verde (PANA)- A seleção cabo-verdiana de basquetebol sénior masculino iniciará sábado próximo,  15 de julho de 2023, na cidade da Praia, um estagio de preparação com vista à sua primeira participação na próxima edição do Mundial da modalidade, a ser disputado em agosto/setembro no Japão, na Indonésia e nas Filipinas, apurou a PANA de fonte segura.

Para o efeito, o selecionador cabo-verdiano, Emanuel Trovoada, divulgou a lista dos 19 pré-convocados para estes preparativos, entre os quais 14 convocados definitivos para a inédita participação do país nesta maior montra do basquetebol mundial.

Trata-se de uma convocatória que, segundo Emanuel Trovoada, foi baseada nos atletas que, após e durante o Afrobasket, têm feito esta caminhada rumo ao Campeonato do Mundo e que, conforme alegou, estão dentro das ideias da equipa técnica, uma vez que, frisou, as partes caminharam juntas durante estas janelas da competição.

De acordo com a programação divulgada pela Federação Cabo-verdiana de Basquetebol (FCB), de 15 de julho a 03 de agosto, todos os pré-selecionados estarão concentrados na cidade da Praia.  

A 04 de agosto próximo, a seleção parte para a Itália, onde participará num torneio, devendo competir com a seleção anfitriã e as da Turquia e da China.

Da Itália, ela rumará para a Espanha para um novo estágio.

Já a caminho do Japão, a seleção cabo-verdiana viaja para os Estados Unidos de América a fim de intensificar, de 13 a 18 de agosto, seus processos de treinos junto da comunidade cabo-verdiana radicada naquele país.

A seleção cabo-verdiana de basquetebol sénior masculina fará a sua estreia absoluta num Mundial da FIBA (Federação Internacional de Basquetebol) a 26 de agosto próximo, antes da equipa nacional da Geórgia, em partida a disputar-se na Arena de Okinawa (Japão).

A Geórgia ocupa, atualmente, o 32.º lugar no ranking da FIBA, ao passo que Cabo Verde está no 64.º lugar.

De acordo com a calendarização divulgada pela organização do 19.º Campeonato do Mundo de basquetebol, Cabo Verde volta a competir, a 28 do mesmo mês, com a sua congénere sul-americana da Venezuela (17.º ranking mundial) para a segunda jornada e termina a sua participação na fase de grupo, a 30 do agosto, antes dos europeus da Eslovénia (sétimo do ranking mundial).

Eis a lista dos atletas pré-convocados:

Bases: Wil Tavares (Balkan, Bulgária), Shane da Rosa (Piratas, Estados Unidos), Jeft Xavier (Estados Unidos), Amin Delgado (Espanha), Hugo Correia e Silva (local).

Extremos: Fidel Mendonça (Prédio, Cabo Verde), Ivan Almeida (Benfica, Portugal), Joel Almeida (CAP, Camarões), Patrick Mendes “Puto” (Almeria, Espanha), Anderson Correia (Petro de Luanda, Angola), Patrick Spencer “Giannis” (Zentro Basket Madrid, Espanha).

Posições Quatro e Cinco: Walter Tavares “Edy” (Real Madrid, Espanha), Kevin Gomes Kevon (Porto, Portugal), Keneth Mendes, João “Betinho” Gomes (Benfica Portugal), Kevin Koronel (Mans, França), Amarilson Lopes (Maguei, Socuellamos, Espanha), Victor Andrade (Pato Basket, Brasil), Ailton Marques (Club Baloncesto Clavijo, Espanha).

O orçamento da participação da seleção de basquetebol de Cabo Verde nesta competição, ronda os 60.000.000.000 escudos (cerca de  545.500 euros).

-0- PANA CS/DD 13julho2023