Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde espera por mais de 50 milhões de euros de parceiros para gerir efeitos do Covid-19

Praia, Cabo Verde (PANA) - O Governo receberá fundos de parceiros num valor superior a 50 milhões de euros, para fazer face aos efeitos da pandemia de Covid-19 no país, anunciou O ministro cabo-verdiano dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Luís Filipe Tavares.

Tavares, que falava a jornalistas à margem de uma reunião entre o Governo e parceiros internacionais, esclareceu que os fundos provêm da União Europeia, do Banco Mundial, do Banco Africano de Desenvolvimento, da Cooperação Chinesa, entre outros.

O chefe da diplomacia cabo-verdiana acrescentou que os recursos fornecidos, entre os quais matérias e equipamentos oferecidos pela fundação do empresário chines Jack Ma, serão realocados à saúde, para o rendimento, às famílias e empresas.

Afirmou ainda que as aeronaves da transportadora aérea, Cabo Verde Airlines, estão à disposição da comunidade internacional para irem buscar ajudas nos países de origem. 

Luís Filipe Tavares frisou igualmente que o Governo quer ganhar tempo e que, por isso, está a agir na antecipação, de modo a responder às necessidades da população.

De acordo com o diplomata cabo-verdiano, há cerca de um mês, o Governo pediu apoio à China e a outros países membros da União Europeia, que vai começar a chegar ao país.

Entretanto, ele realçou que o “mais importante” é sensibilizar a comunidade internacional àquilo que será a pós-crise.

“Vamos ter que preparar o país para uma situação muito difícil”, anotou, sublinhando que se tiver em conta os dados dos resultados alcançados pelo país em 2019 “esta crise vai alterar tudo”.

Por sua vez, o diretor nacional da Saúde, Artur Correia, avançou, sexta-feira, que os testes aos 11 casos suspeitos de Covid-19, anunciados na véspera, deram todos resultados negativos.

Em conferência de imprensa sobre a atualização de dados sobre a evolução de Covid-19, Correia revelou que Cabo Verde conta, neste momento, três novos casos suspeitos, na ilha Boa Vista.

Nove pessoas estão também a ser seguidas, na cidade da Praia, sendo todas contactos familiares e do trabalho da esposa dum cidadão, primeiro  testado positivo na cidade da Praia. As análises da sua cônjuge também se revelaram positivas.

Cabo Verde registou ate ao momento cinco casos positivos de Covid-19, sendo três na Boa vista, onde um dos doentes acabou por falecer, e dois em Santiago, revelou.

-0- PANA CS/DD 28março2020